quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Bas Dost. Cada vez mais que um exímio finalizador

Bas Dost também vai dando cartas a servir os companheiros 
Quando se fala em Bas Dost, fala-se em golos. Das finalizações irrepreensíveis ao primeiro poste, da forma como faz valer o 1,96 m para cabecear certeiro, da serenidade com que bate as grandes penalidades e do denominador comum a todos estes tipos de concretizações: a arte com que coloca a bola fora do alcança dos guarda-redes.

Os números falam por si e fazem lembrar os de Mário Jardel. 53 golos em 67 jogos com a camisola do Sporting, numa média de um a cada 105 minutos. O registo referente a todas as competições já impõe muito respeito, mas são as marcas do holandês na I Liga que mais impressionam: 47 golos em 46 jogos, o que se traduz em um golo a cada 86 minutos. No fundo, não estamos longe de poder afirmar que, de certa forma, o Sporting já entra a vencer por 1-0.


Contudo, o ponta de lança contratado ao Wolfsburgo no verão de 2016 é cada vez mais do que um exímio finalizador. Ainda que o elevado número de golos deixe na sombra alguns pormenores, é visível que o goleador leonino de 28 anos tem estado mais envolvido na dinâmica coletiva durante esta época. Foge mais da área, aparece mais nos flancos, participa na elaboração dos ataques, pressiona, joga de costas para a baliza e assiste os companheiros. Até já tem sido acusado, imagine-se, de excesso de altruísmo.

Este novo Bas Dost tem dedo de Jorge Jesus. O holandês não era assim. Pode não ser o guerreiro que Slimani era, mas tem feito, cada vez mais, esquecer o argelino. Ora vejam:









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...