quinta-feira, 3 de julho de 2014

Cristiano Ronaldo: A ascensão de um vencedor, de Michael Part (Tradução de Jorge Mourinha)


Foi o segundo livro que li num curto espaço de tempo sobre Cristiano Ronaldo, pelo que as comparações são inevitáveis.
               
Considero esta obra mais personalizado. Uma espécie de história fictícia, com segmentos e conversas que podem não corresponder totalmente à verdade, mas que têm um fio condutor e uma grande sequencialidade.

No entanto, admirei menos o conteúdo deste livro. De menor extensão (pouco mais de 130 páginas), foi menos aprofundado e menos rigoroso, contendo até algumas imprecisões.

Em CR7 Os Segredos da Máquina foi contado que a cirurgia a que o craque madeirense foi submetido veio na sequência de uma indisposição num treino de preparação para o célebre Torneio Lopes da Silva. Mas em Cristiano Ronaldo: A ascensão de um vencedor, essa operação esteve no seguimento de vários exames de rotina que detetaram problemas cardíacos.
É referido, num determinado capítulo, que Manuel Fernandes era adjunto de Augusto Inácio. Isso nunca aconteceu. Quando Augusto Inácio treinava o plantel principal do Sporting, o técnico de Sarilhos Pequenos orientava o Santa Clara.

É também dito que CR7 já estava no Manchester United quando Carlos Queiroz decide ir para o Real Madrid. Não corresponde à verdade. O treinador português até já tinha feito grande parte da pré-época quando o prodígio rumou a Old Trafford.

Quando é abordado o falecimento do pai de Cristiano Ronaldo, é referido que, tal como Scolari e Luís Figo, também Rui Costa esteve presente no momento em que foi comunicada a notícia ao jogador. Algo que não aconteceu, até porque o maestro já tinha renunciado à seleção nessa altura.

Determinadas referências bibliográficas também não me parecem as mais credíveis.

Um livro que conta algumas histórias bonitas e tem alguma carga sentimental, mas cuja compra não aconselho. Há melhores opções no mercado.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...