domingo, 16 de março de 2014

Liga ZON Sagres | Sporting 1-0 FC Porto

Champions mais perto de Alvalade


facebook.com/maisfutebol
Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Sporting derrotou o FC Porto por 1-0, na 23ª jornada da Liga ZON Sagres. Slimani marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:


Sporting


O Sporting está em 2º lugar, com 48 pontos, a sete do líder Benfica e com dois de vantagem sobre o FC Porto. Os leões ainda não perderam qualquer jogo em casa.
Leonardo Jardim conta no seu plantel com um dos melhores marcadores do campeonato, Fredy Montero (treze golos), no entanto, é outro avançado, Slimani, que está de pé quente, já que marcou nas três últimas partidas.
Maurício está castigado.


FC Porto


Em jogos para o campeonato, a última vitória do FC Porto em Alvalade remonta a outubro de 2008.
Os dragões ocupam o 3º lugar da Liga ZON Sagres, mas têm o ataque mais concretizador (43 golos marcados) e contam com o melhor marcador, Jackson Martínez (quinze tentos apontados).
Com o Luís Castro ao leme, os azuis e brancos somaram duas vitórias em dois jogos, uma delas na passada quinta-feira, para a Liga Europa, diante do Nápoles.
Maicon está lesionado.


Cronómetro:

Sporting opta por um futebol mais vertical, aproveito a envergadura física de Slimani no eixo do ataque.

16’ Quaresma trabalhou bem sobre Cédric, cruzou de letra para Varela e este obrigou Rui Patrício a aplicar-se.

21’ Capel serviu Slimani, que rematou ao lado.

29’ Quaresma acertou na trave.

42’ Posse de bola: Sporting 50%, FC Porto 50%.

44’ Na resposta a um cruzamento de Danilo, Jackson Martínez cabeceou ao lado.

Intervalo.

48’ Eric Dier, de livre direto, não acertou no alvo.

51’ Na sequência de um canto de Adrien, Carlos Mané cabeceou para defesa de Helton.

52’ Numa transição rápida, André Martins cruzou para a zona do segundo poste onde Slimani cabeceou para o fundo das redes.


58’ Carlos Eduardo foi substituído por Quintero.

61’ Helton, lesionado, cedeu o seu lugar a Fabiano.

69’ Leonardo Jardim trocou André Martins por Carrillo.

73’ Montero rendeu Slimani.

77’ Jackson Martínez ultrapassou Rui Patrício, mas no último instante, Eric Dier impediu o golo.

78’ Saiu Varela, entrou Ghilas.

81’ Fabiano negou o golo a Montero.

86’ Carlos Mané foi substituído por Wilson Eduardo.

89’ Posse de bola: 45% Sporting, 55% FC Porto.

90’ Fernando foi expulso por conduta violenta.

90+2’ Ghilas, de forma acrobática, não acertou na baliza de Rui Patrício.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo do Sporting.


Análise:

A primeira parte foi equilibrada, nivelada ao nível da posse de bola, jogada a um ritmo intenso, mas com as principais oportunidades a pertencerem ao FC Porto.  Jackson Martínez viu Rui Patrício negar-lhe o golo (16’) e a na trave esbarrou um fantástico remate de Ricardo Quaresma (29’). O Sporting, por sua vez, tentava explorar a seu favor as subidas de Danilo e atacar por esse lado, mas sem sucesso.
No segundo tempos os leões entraram mais fortes, criaram boas oportunidades de golo logo no início, ganharam o meio-campo, neutralizaram os desequilibrios de Quaresma e jogaram de forma mais rápida. O golo não tardou e foi apontado por Slimani (pelo quarto encontro consecutivo).
Até final os azuis e brancos tiveram mais bola, mas só por uma vez colocaram em perigo as redes de Rui Patrício, quando Jackson contornou o guardião leonino e teve oposição de Eric Dier.
Já nos últimos minutos, Fernando foi expulso por conduta violenta, e tal como Quaresma (por já ter visto cinco amarelos no campeonato), falhará a próxima jornada.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting
Rui Patrício teve o seu melhor momento da noite pouco depois do quarto de hora, ao responder com uma bela intervenção a um cabeceamento de Jackson Martínez;
Cédric não teve uma noite propriamente fácil, com Quaresma pela frente, e talvez por isso, não subiu muito pelo seu corredor; Eric Dier aparentou estar nervoso e pouco confiante, arriscando pouco no passe, optando invariavelmente por atrasar por Rui Patrício; Rojo esteve irrepreensível; e Jefferson esteve a bom nível, dando profundidade ao seu flanco, mas também o fechando com eficiência;
William Carvalho foi um monstro no meio-campo, utilizando a sua capacidade física para ser uma referência na recuperação de bola, e entregando-a depois de uma forma simples e eficaz, tendo até participado na construção do golo inaugural; Adrien esteve sempre bem posicionado e com um ritmo intenso; e André Martins não conseguiu jogar a uma rotação muito alta, mas das poucas vezes que se conseguiu libertar e aparecer no último terço, fez o cruzamento para o 1-0;
Capel exibiu algumas das suas arrancadas na primeira parte, mas apareceu pouco na segunda; Carlos Mané não conseguiu desequilibrar como em outras ocasiões, nem nas alas nem ao meio; e Slimani, muito combativo, inaugurou o marcador, propiciou a prática de um futebol mais vertical, mas também fugiu da marcação, apareceu em zonas mais recuadas e, de costas para a baliza, colaborou no desenvolvimento na manobra ofensiva;
Carrillo trouxe consigo um par de pernas frescas para conduzir transições rápidas na fase final do encontro; Montero refrescou o ataque e acrescentou alguma capacidade técnica para reter a bola; e Wilson Eduardo tocou poucas vezes no esférico, lançado com o intuito de ajudar a segurá-la longe da sua baliza.


Quanto aos jogadores do FC Porto
Helton fez uma magnífica defesa a cabeceamento de Carlos Mané no início do segundo tempo, e foi substituído cerca de dez minutos depois, devido a lesão;
Danilo demorava a recuperar das suas subidas pelo flanco, e o Sporting explorou esse facto e atacou muito por esse lado; Mangala apresentou-se nervoso; Abdoulaye esqueceu-se de Slimani no lance do 1-0; e Alex Sandro deixou desequilibrada a equipa na jogada em que o Sporting inaugurou o marcador, obrigando Mangala a fazer a dobra e Abdoulaye a ficar sozinho com Slimani no interior da área;
Fernando apareceu um pouco por todo o lado nas tarefas de cobertura defensiva, criando superioridade numérica e recuperando bolas, e já nos descontos, de cabeça perdida, foi expulso por conduta violenta; Carlos Eduardo esteve apagado; e Defour deu algum ritmo e capacidade para ligar setores, ainda que a uma intensidade inferior de a do meio-campo leonino;
Quaresma (não jogará na próxima jornada, devido a castigo) teve alguns lances de génio e esteve perto de marcar perto de se atingir a meia hora, acertando na trave; Varela esteve apagado; e Jackson Martínez desperdiçou algumas boas oportunidades para marcar;
Fabiano entrou praticamente a frio mas correspondeu sempre que foi chamado a intervir; Quintero entrou para pegar no jogo dos azuis e brancos; e Ghilas acrescentou pouco.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

zerozero.pt







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...