quinta-feira, 20 de março de 2014

Liga Europa | Red Bull Salzburgo 1-2 Basileia

Basileia vence, quase 80 minutos com dez


uefa.com
Esta noite, na Red Bull Arena, em Salzburgo, o Basileia derrotou o Red Bull Salzburgo por 2-1, na segunda-mão dos Oitavos-de-final da Liga Europa, depois de um nulo no jogo realizado na Suiça. Jonathan Soriano inaugurou o marcador para os austríacos, mas Streller e Sauro assinalaram a reviravolta para os helvéticos.
               

Eis a constituição das equipas:


Red Bull Salzburgo


Nos austríacos joga o melhor marcador da presente edição da Liga Europa, Jonathan Soriano (sete golos).
O Red Bull Salzburgo tem feito uma campanha extraordinária na segunda competição europeia. Fosse no Play-Off, fase de grupos e 16-avos-de-final, venceram todos os jogos que disputaram. O registo de golos é de 28 marcados e quatro sofridos. Para trás ficaram equipas como FK Zalgiris, Elfsborg, Esbjerg fB, Standard Liège e Ajax. Curiosamente, o único empate foi na primeira-mão dos Oitavos-de-final, um nulo em Basileia.
O melhor que o clube conseguiu na Taça UEFA/Liga Europa foi chegar à final, em 1993/94, quando ainda se chamava Casino Salzburgo e foi derrotado perante o Inter no conjunto de jogos decisivo (2-0 no agregado).
A nível interno, o conjunto orientado por Roger Schmidt está a um ponto de ser campeão.


Basileia


O Basileia foi repescado da Liga dos Campeões, depois de ter ficado em 3º no seu grupo, atrás de Chelsea e Schalke 04, e à frente do Steaua Bucareste.
Nos 16-avos-de-final da Liga Europa, eliminou o Maccabi Telavive (3-0 no agregado).
O melhor que os helvéticos conseguiram na competição foi chegar às meias-finais, curiosamente, na temporada transata.
No campeonato suíço, ocupam o 1º lugar e estão bem encaminhados para se sagrarem penta campeões.


Cronómetro:

3’ Na sequência de um cruzamento de Klein, Alan cabeceou por cima.

4’ Mané rematou ao lado, depois de um passe de Leigteb.

Bom começo do Red Bull Salzburgo.

7’ Kampl atirou forte e colocado, mas para fora.

Atitude muito pressionante dos austríacos.

9’ Suchy viu o cartão vermelho após entrada dura sobre Alan.


Philipp Degen e David Degen recuaram para laterais depois da expulsão.

Conjunto orientado por Roger Schmidt apostava forte nas transições ofensivas.

19’ Na resposta a um livre lateral cobrado por Stocker, Sauro cabeceou por cima.

22’ Com persistência, Klein conseguiu ganhar a bola junto à linha de baliza, passou-a para Kampl, e este cruzou para o segundo poste onde Jonathan Soriano inaugurou o marcador.

24’ Klein obrigou Sommer a aplicar-se.

29’ Mané, lançado em velocidade depois de um cabeceamento de Alan, permitiu a defesa de Sommer.

Jogo interrompido devido a má conduta dos adeptos do Basileia, que atiraram objetos para o relvado enquanto Kampl tentava cobrar um pontapé de canto.

44’ Jonathan Soriano chutou ao lado.

45+10’ David Degen foi substituído por Aliji.

45+16’ Philipp Degen viu o seu remate ser desviado para a malha superior.

Intervalo.

46’ Jonathan Soriano acertou na malha lateral, no seguimento de um cruzamento de Mané.

50’ Streller igualou o encontro, com um cabeceamento a desviar um canto cobrado pela direita por Fabian Frei.

57’ Klein viu o seu remate ser desviado por um defesa e sair ao lado.

58’ Sio cedeu o seu lugar a Xhaka.

60’ Na sequência de mais um canto cobrado por Fabian Frei, Arlind Ajeti serviu de cabeça Sauro, que também de cabeça, assinalou a reviravolta.

Os austríacos, sobretudo após o segundo golo sofrido, pareciam menos lúcidos na forma como construíam os seus ataques.

72’ Saiu Ilsanker, entrou Zulj.

78’ Jonathan Soriano foi rendido por Berisha.

80’ Alan obrigou Sommer a aplicar-se.

83’ Meilinger entrou para o lugar de Svento.

86’ Alan foi expulso, depois de ver o segundo cartão amarelo por ter pontapeado um adversário na tentativa de um remate acrobático.

87’ Embolo substituiu Arlind Ajeti.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo do Basileia.



Análise:

O Red Bull Salzburgo entrou a todo o gás, muito agressivo ofensivamente e a pressionar no meio-campo adversário, deixando antever um jogo complicado para o Basileia. A expulsão de Suchy ainda nos primeiros dez minutos confirmou o cenário.
A meio da primeira parte, finalmente, os austríacos, sempre muito persistentes e versáteis, capazes de atacar de forma rápida, apoiada ou vertical, inauguraram o marcador. O inevitável Jonathan Soriano deu o melhor destino a um cruzamento de Kampl, depois de um grande esforço de Klein.
Inconsolados por verem a sua equipa mal encaminhada, os adeptos suíços arremessaram objetos para o relvado, levando o jogo a ser interrompido durante cerca de dez minutos. Fosse como fosse, até ao intervalo só deu praticamente Salzburgo.
No segundo tempo, tudo mudou. Costuma-se dizer que os lances de bola parada são lances à parte da prestação das duas formações no encontro, e essa teoria provou-se com a reviravolta operada pelos helvéticos. Dois golos na sequência de pontapés de canto, ambos cobrados por Fabian Frei, e que de uma forma ou de outra, foram apontados por Streller e Sauro.
O conjunto orientado por Roger Schmidt pagou caro pela sua ineficácia na hora da finalização, e a partir do 1-2 nunca mais conseguiram construir lances ofensivos de forma lúcida, faltando sempre discernimento para a definição das jogadas.
O tempo foi passando, o Basileia foi-se sentido cada vez mais cómodo, e confirmou o apuramento.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Red Bull Salzburgo
Gulácsi saiu mal de entre os postes e foi mal batido no 1-2;
Klein, lateral muito ofensivo, revelou a sua persistência ao evitar que a bola saísse pela linha de baliza, começando aí a construir o primeiro golo do encontro; André Ramalho esteve impecável, forte no jogo aéreo, com bom sentido posicional, velocidade, elegância e até com capacidade para iniciar a construção, fazendo lembrar David Luiz, salvo as devidas proporções; Rodnei não inspirou tanta confiança como o seu companheiro do centro da defesa, apesar de não ter estado envolvido diretamente nos tentos encaixados; e Svento deu profundidade ao seu corredor;
Ilsanker, o mais posicional do duplo pivot, marcou Sauro de forma deficiente no lance do segundo golo do Basileia; Leitgeb aliou um bom posicionamento, que permitiu equilíbrio defensivo à equipa, à participação na manobra ofensiva; Kampl, de grande capacidade técnica e visão de jogo, foi dos principais desequilibradores e inconformados dos austríacos e fez o cruzamento para o 1-0; e Mané criou bastantes sobressaltos à defesa adversária através da sua velocidade e qualidade técnica;
Jonathan Soriano, bom finalizador, capitão e grande estrela da equipa, inaugurou o marcador e consolidou o seu estatuto de principal artilheiro da Liga Europa (oito golos), no entanto, saiu lesionado já no quarto de hora final; e Alan, expulso nos últimos minutos por acumulação de amarelos, é forte no jogo aéreo mas também se envolve bem na construção dos ataques à flor da relva;
Zulj Berisha e Meilinger pouco ou nada acrescentaram, numa fase em que o Red Bull Salzburgo atacava mais com o coração do que com a cabeça.


Quanto aos jogadores do Basileia
Sommer (alinhará em 2014/15 pelo Borussia M’Gladbach), muito ágil apesar de baixo para guarda-redes (183 cm), fez intervenções fantásticas, que salvaram a eliminatória;
Arlind Ajeti é duro na forma como aborda os lances, mas conseguiu fazer a assistência para o 1-2; Suchy nem durou dez minutos em campo, sendo expulso por falta grosseira sobre Alan; e Sauro apontou, de cabeça, o segundo golo dos suíços;
Fabian Frei cobrou os cantos que originaram os golos da sua formação; El Neny teve praticamente como missão exclusiva responsabilizar-se pelas tarefas de cobertura; Philipp Degen, forte fisicamente, sentiu dificuldades para travar a dupla Svento/Mané; David Degen foi batido por Klein junto à bandeira de canto, na origem do 1-0; e Stocker apareceu pouco;
Sio esteve apagado e viu um cartão amarelo que o afastará da primeira-mão dos quartos-de-final; e Streller, veterano (32 anos) e possante (195 cm) ponta-de-lança, igualou o encontro com um bom cabeceamento;
Aliji deu maior consistência ao lado esquerdo da defesa, já que David Degen não é um lateral de raiz; Xhaka refrescou o miolo; e Embolo (de apenas 17 anos) teve direito a alguns minutos em campo.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...