quarta-feira, 5 de março de 2014

Jogo de Preparação | Portugal 5-1 Camarões

Ronaldo quebra recorde de Pauleta


record.pt
Esta noite, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, Portugal goleou os Camarões por 5-1, em jogo de preparação para o Mundial 2014. Cristiano Ronaldo (2), Raúl Meireles, Fábio Coentrão e Edinho marcaram para os portugueses, e Aboubakar para os Leões Indomáveis.


Eis a constituição das equipas:


Portugal


No único jogo realizado entre as duas seleções, a 1 de junho de 2010, Portugal venceu por 3-1.
Portugal está em 4º no Ranking FIFA, e no próximo Campeonato do Mundo, estará no Grupo G, tal como Alemanha, Estados Unidos e Gana.
Caso Cristiano Ronaldo marque, tornar-se-á o melhor marcador de sempre da equipa das quinas.
Ivan Cavaleiro (Benfica) e Rafa (Sp. Braga) estreiam-se na convocatória.
Rui Patrício (Sporting), Nani (Manchester United), Bruno Alves (Fenerbahçe), Hélder Postiga (Lazio), Ricardo Costa (Valencia), Hugo Almeida (Besiktas), Pepe (Real Madrid) e Rúben Amorim (Benfica) são os principais ausentes.


Camarões


Os Leões Indomáveis ocupam o 46º no Ranking FIFA, e estão inseridos no Grupo A do Mundial 2014, juntamente com Brasil, Croácia e México.
Os Camarões apresentam duas novidades absolutas na convocatória: Macky Frank e Jean Marie Dongou (ambos do Barcelona).
Stéphane Mbia (Sevilha) e Achille Webo (Fenerbahçe) estão lesionados.


Cronómetro:

3’ Raúl Meireles obrigou Itandje a aplicar-se.

11’ Na resposta a um canto cobrado por Assou-Ekotto, Aboubakar cabeceou para defesa de Beto.

Camarões a conseguir superiorizar-se no primeiro quarto de hora.

18’ João Moutinho rematou ao lado.

20’ Aboubakar atirou por cima.

21’ Cristiano Ronaldo recebeu um cruzamento vindo da direita de João Pereira, tirou N’Koulou da frente e com um remate certeiro inaugurou o marcador.


26’ Fábio Coentrão cruzou pela esquerda, e Rafa, de calcanhar, quase ampliava a vantagem.

43’ Aboubakar empatou o encontro, depois de um passe de Makoun.


Ao intervalo, Edinho e Eduardo renderam Rafa e Beto em Portugal.

Nos Camarões, Itandje e N’Koulou cederam o seu lugar a Assembe e Kana-Biyik.

Para o segundo tempo, o conjunto orientado por Paulo Bento voltou a jogar em 4x3x3.

54’ Cristiano Ronaldo, na cobrança de um livre direto, acertou na malha lateral.

56’ Coentrão testou os reflexos de Assembe.

56’ Assembe travou um remate de CR7, na sequência de um cruzamento de João Pereira.

62’ Choupo Moting chutou para fora.

63’ Bedimo rendeu Aboubakar.

66’ Raul Meireles intercetou um passe de Chedjou, e rematou para a baliza deserta.


67’ Ivan Cavaleiro serviu Coentrão, que ampliou a vantagem.


69’ Saiu Ivan Cavaleiro, entrou Varela.

72’ Chedjou e Makoun cederam os seus lugares a Nounkeu e Matip.

75’ Paulo Bento trocou William Carvalho por Miguel Veloso.

76’ Na recarga a um remate de Ronaldo, Edinho encostou para o 4-1.


82’ Edinho, lesionado, foi substituído por Antunes.

83’ Depois de um cruzamento atrasado de Antunes e uma série de ressaltos, a bola sobrou para Ronaldo que à meia volta bisou no encontro.


84’ Saiu Choupo Moting, entrou Idrissou.

87’ Ronaldo foi rendido por Josué.

90+2’ Idrissou não conseguiu acertar no alvo.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo de Portugal.


Análise:

Os Camarões introduziram uma maior intensidade a meio-campo e conseguiram dominar esse setor, e juntamente com a criatividade dos seus atacantes, superiorizaram-se na primeira parte.
Ainda assim, as melhores ocasiões até pertenceram a Portugal, e Cristiano Ronaldo, depois de um cruzamento de João Pereira e um gesto técnico admirável, inaugurou o marcador. Com este golo, o prodígio madeirense tornou-se no melhor artilheiro de sempre da seleção nacional, com 48 golos.
Perto do intervalo, Aboubakar aproveitou uma desatenção da defesa lusa, e igualou o encontro, colocando justiça no resultado.
No segundo tempo, Paulo Bento voltou ao sistema habitual de 4x3x3, retirando o ‘10’, Rafa, e colocando um ‘9’, no caso de Edinho. A dinâmica não mudou muito, pois os avançados já jogavam bem abertos, mas o meio-campo conseguiu impor-se e nos segundos 45 minutos Portugal fez uma exibição avassaladora.
Após várias ameaças, Raúl Meireles devolveu a vantagem a Portugal, e um minuto depois Fábio Coentrão ampliou-a. O vencedor estava encontrado, mas até final, ainda houve tempo para mais dois golos, primeiro por Edinho e depois por Ronaldo, que cifrou em 49 golos o recorde de tentos de um só jogador pela equipa das quinas.


Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal
Beto (Sevilha) não teve qualquer tipo de responsabilidade no golo sofrido;
João Pereira (Valencia) fez o cruzamento para o 1-0; Rolando (Inter) e Neto (Zenit) estiveram muito assertivos; e Fábio Coentrão (Real Madrid) deu a habitual profundidade ao corredor esquerdo, mas cometeu um erro tático, ao colocar Aboubakar em jogo no lance do 1-1, mas redimiu-se ao apontar o terceiro golo de Portugal;
William Carvalho (Sporting) procurou sempre jogar simples, como lhe é característico, embora tivesse sido muito faltoso; João Moutinho (Mónaco) e Raúl Meireles (Fenerbahçe) colocaram menos intensidade no encontro do que é hábito, e a falta de domínio a meio-campo foi um reflexo, no entanto, Meireles ainda conseguiu marcar; e Rafa (Sp. Braga) não se intimidou por estar a estrear-se pela seleção, e assinou uma exibição positiva;
Ivan Cavaleiro (Benfica) deu profundidade ao ataque, não teve medo de ir para cima dos defesas e fez a assistência para o 3-1; e Cristiano Ronaldo (Real Madrid) bisou, e dessa forma, tornou-se no melhor marcador de sempre da seleção das quinas, e ainda foi a tempo de construir grande parte da jogada que ditou o 4-1;
Eduardo (Sp. Braga) esteve seguro; Edinho (Ercyesspor) apontou o quarto tento, que pareceu fácil, mas que foi fruto da inteligência da sua desmarcação, e apesar de ter entrado ao intervalo, não concluiu o jogo, já que saiu ao lesionado aos 82’; Varela (FC Porto) teve uma participação discreta no encontro; Miguel Veloso (Dínamo Kiev) obteve algum ritmo, já que o campeonato ucraniano tem estado parado devido ao estado do país; Antunes (Málaga) precisou de cerca de um minuto em campo para ajudar a construir o 5-1; e Josué (FC Porto) esteve muito pouco tempo em campo.


Quanto aos jogadores dos Camarões
Itandje (Konvaspor) exibiu qualidades, travando vários remates adversários;
Nyom (Granada) deu profundidade ao corredor direito; N’Koulou (Marselha) foi enganado pelo drible de Ronaldo, no lance do 1-0; Chedjou (Galatasaray) cometeu um erro infantil que custou aos Leões Indomáveis o segundo golo sofrido, com um passe pouco preciso que foi facilmente intercetado por Raul Meireles; e Assou-Ekotto (Queens Park Rangers) foi o principal responsável pela cobrança de bolas paradas, apresentando também um rendimento consistente, dos melhores da sua equipa, apesar das faltas cometidas que acumulou;
Song (Barcelona) ofereceu à equipa a sua qualidade em sair a jogar, sendo o homem pelo qual os ataques camaroneses passavam obrigatoriamente; Eyong Enoh (Antalyaspor) deu intensidade ao meio-campo dos africanos, sobretudo na primeira parte; e Makoun (Rennes) fez o passe para o tento do empate;
Choupo Moting (Mainz) esteve apagado; Eto'o (Chelsea), que geralmente atua como ponta-de-lança, jogou no lado esquerdo do ataque, de forma a co-habitar com os restantes atacantes; e Aboubakar (Lorient) causou alguns sobressaltos na defesa portuguesa, fruto da sua capacidade para gerar desequilibrios, conseguindo mesmo apontar um golo;
Assembe (Guingamp) deu nas vistas ao minuto 56, com duas intervenção complicadas a remates de Cristiano Ronaldo e João Pereira, mas pareceu mal posicionado quando sofreu o 3-1; Kana-Biyik (Rennes) e Nounkeu (Besiktas) foram lançados para o centro da defesa; Bedimo (Lyon), lateral de raiz, jogou no lado esquerdo do ataque; Matip (Schalke 04) refrescou o miolo; e Idrissou (Kaiserslautern) teve direitos a alguns minutos no eixo do ataque.














1 comentário:

  1. Ramón Cardozo ou Maazou? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

    Abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...