quinta-feira, 5 de setembro de 2013

EURO 2015 (Sub-21) (Q) | Portugal 5-1 Noruega

record.pt
Esta noite, no Estádio Cidade de Barcelos, Portugal goleou a Noruega em jogo de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015 em Sub-21. Bakenga (de grande penalidade) deu vantagem aos escandinavos, mas Betinho, Ivan Cavaleiro, Sérgio Oliveira, William Carvalho (de grande penalidade) e Ricardo assinalaram a reviravolta.


Eis a constituição das equipas:


Portugal


Portugal procura chegar pela sétima vez ao Campeonato da Europa de Sub-21, algo que já não consegue desde 2007.
                                                                                                                                                                   

Noruega


Os noruegueses procuram chegar pela terceira vez a um Europeu da categoria, depois de 1998 e 2013.


Cronómetro:

3’ Betinho rematou para defesa de Johansen.

11’ José Sá negou o golo a Bakenga.

12’ Betinho permitiu a intervenção do guardião norueguês.

14’ Josué derrubou De Lanlay na área portuguesa, e foi assinalada uma grande penalidade que Bakenga converteu em golo.


Portugal optava diversas vezes por cruzamentos, mesmo tendo em conta a elevada estatura do adversário.

30’ Na sequência de um livre cobrado por Sérgio Oliveira para o interior da área, Paulo Oliveira cabeceou para defesa incompleta de Johansen, e na recarga Betinho, oportunista, igualou o encontro.


Noruega atuava em futebol apoiado, contrariando o típico jogo direto das seleções nórdicas.

35’ Ivan Cavaleiro recebeu a bola de costas para a baliza à entrada da área adversária, rodou sobre Valsvik e atirou para o fundo das redes.


Rui Jorge mudou o sistema de jogo para 4x4x2 losango, com Rafa a passar para a posição “10” e Ivan Cavaleiro a formar dupla de ataque com Betinho.


43’ Na resposta a um canto cobrado pela esquerda, Valsvik cabeceou ao lado.

45’ Sérgio Oliveira fletiu da esquerda para o meio e rematou para o 3-1.


Intervalo.

59’ Bakenga e Svensson foram substituídos por Wikheim e Ulvestad.

62’ Ulvestad cometeu grande penalidade após falta sobre Betinho, e na sua conversão, William Carvalho fez o 4-1.


66’ Rui Jorge trocou Betinho por Ricardo.

Portugal geria a vantagem com muitos passes certeiros e bonitos pormenores, para gáudio da plateia.

74’ Sérgio Oliveira cedeu o seu lugar a João Mário.

77’ Ricardo chutou para fora.

78’ Rafa cruzou para a zona do primeiro poste, que Ricardo atacou e na qual fez o 5-1.


79’ De Lanlay foi rendido por Berntsen.

79’ Tiago Silva substituiu Rafa.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo português.


Análise:

O equilíbrio foi a nota dominante dos primeiros minutos de jogo, com curiosamente a Noruega a praticar um futebol apoiado e Portugal a recorrer várias vezes aos cruzamentos.
Os nórdicos inauguraram o marcador através de uma grande penalidade, convertida por Bakenga.
Na seleção lusa, André Gomes e Sérgio Oliveira pareciam pouco coordenados, e Rafa muito escondido na ala. Rui Jorge optou então por alterar o 4x3x3 para 4x4x2 losango, com os médios de Benfica e Paços de Ferreira mais abertos, o criativo do Sp. Braga como “10”, e Betinho e Ivan Cavaleiro a formarem a dupla de ataque.
Com mais liberdade para André Gomes e Sérgio Oliveira, a presença de Rafa numa zona onde rende mais e de Ivan Cavaleiro na zona de finalização, Portugal melhorou de produção e chegou ao empate à passagem da meia hora.
Livre cobrado para a área norueguesa, poder de impulsão de Paulo Oliveira a fazer-se sentir para um cabeceamento defendido de forma incompleta por Johansen, e recarga vitoriosa de Betinho.
Cinco minutos depois, Ivan Cavaleiro recebeu a bola à entrada da área, rodou sobre um adversário e apontou um belo golo.
Já bastante perto do intervalo, Sérgio Oliveira aproveitou o facto de jogar mais aberto na esquerda, para partir daí em diagonal para o meio e aí rematar para o 3-1. Três golos em que foi visível a falta de agressividade dos jogadores escandinavos aos lances.
No segundo tempo, Portugal nunca passou por apuros e dilatou com a sua vantagem com alguma naturalidade. 4-1 por William Carvalho, de grande penalidade, e 5-1 por Ricardo, após cruzamento de Rafa.
Até final, chegou-se a cheirar a meia dúzia, mas o resultado não mais sofreu alterações.


Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal
José Sá (Marítimo) teve como principal intervenção uma saída em que deixou Bakenga KO, já no segundo tempo, numa noite descansada;
João Amorim (Vit. Guimarães) fez o passe para o segundo golo português; Paulo Oliveira (Vit. Guimarães) foi fundamental no lance do 1-1, saltando alto que o seu oponente e cabeceando na direção da baliza; Josué (Vit. Guimarães) cometeu a grande penalidade que originou o 0-1, ainda que as imagens tenham confirmado que a falta foi feita fora da área; e Luís Martins (Gil Vicente) apontou uma exibição de nível satisfatório;
William Carvalho (Sporting) foi uma referência no que diz respeito à recuperação de bola e foi quase sempre certeiro nos passes, e apontou o 4-1, de penalty; André Gomes (Benfica) melhorou de rendimento quando a equipa alterou o sistema tático, jogando um pouco mais aberto na direita; e Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira) arriscou e rematou ainda de fora da área para o 3-1;
Rafa (Sp. Braga) mudou-se do corredor direito para a posição “10” quando Portugal passou a jogar em losango, numa exibição consistente, na qual fez a assistência para o 5-1; Ivan Cavaleiro (Benfica), muito empenhado, foi dos mais inconformados e apontou o 2-1 após um bom movimento de rotação sobre o adversário; e Betinho (Sporting) igualou o encontro, num lance em que revelou grande oportunismo, e conquistou a grande penalidade que deu o quarto golo à seleção lusa;
Ricardo (FC Porto) entrou confiante, e completou a mão cheia de golos portugueses com uma grande finalização; e João Mário (Sporting) e Tiago Silva (Belenenses) tiveram direito a alguns minutos pelos sub-21, numa altura em que o resultado estava feito.


Quanto aos jogadores da Noruega
Johansen (Scunthorpe United), de elevada estatura, pareceu mal batido em quase todos os golos que sofreu;
Haraldseid (Haugesund) deu todo o espaço do mundo para que Sérgio Oliveira rematasse para o 3-1; Odegard (Lillestrom) foi o mais esclarecido do setor defensivo; Valsvik (Sogndal) foi batido pelo movimento de Ivan Cavaleiro, no segundo tento português; e Jonassen (Odd) foi batido por negligência própria e pela impulsão de Paulo Oliveira no lance do golo do empate;
Henriksen (AZ Alkmaar) foi o responsável pelos equilíbrios coletivos; Svensson (Rosenborg) povoou o meio-campo, permitindo o norueguês no miolo, mas revelou algumas falhas dificuldades e pouco apoio ao ataque; e Valon Berisha (Red Bull Salzburgo) foi o centro-campista que se libertou mais, exibindo capacidade para transportar a bola;
De Lanlay (Viking), muito veloz, conquistou a grande penalidade que originou o 0-1; Nielsen (Red Bull Salzburgo) passou para o eixo do ataque após a entrada de Wikheim, naquela que foi uma exibição discreta; e Bakenga (Esbjerg) inaugurou o marcador, na conversão de um penalty, e foi substituído na segunda parte depois de ter ficado combalido num choque com José Sá;
Wikheim (Stromsgodset) foi lançado para a faixa esquerda; Ulvestad (Aalesund) refrescou o miolo apenas precisou de três minutos em campo para cometer uma grande penalidade; e Berntsen (Rosenborg) entrou para o meio-campo, numa fase em que o resultado estava mais que feito.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Qualificação para o EURO 2015 (Sub-21):

zerozero.pt





https://www.facebook.com/pages/SOCCER-much-more-than-a-game/396065427089128" data-width="292" data-show-faces="false" data-stream="false" data-header="false">

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...