segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cristiano Ronaldo: Jogador de corredor central?

zerozero.pt
A ideia promete discórdia, mas a verdade é que Cristiano Ronaldo já não é o mesmo menino que aos 18 anos deixou o Sporting, rumo a Inglaterra.
                                      
Em Alvalade, o prodígio madeirense revelou ser um extremo rápido e driblador, que por vezes se agarrava demasiado à bola e tentava sozinho, na circunstância do drible, levar a equipa para a frente.

Alex Ferguson recrutou-o, e em Manchester para além de melhorar essas qualidades, tornando-se mais eficaz nos desequilíbrios individuais e ainda mais veloz, ainda se tornou uma referência no jogo aéreo, devido à sua capacidade de impulsão, e uma ameaça na cobrança de livres diretos, disferindo um forte e estranho pontapé.

Com a evolução física, técnica e tática, mostrou ao mundo também a sua veia goleadora, conseguindo ser o rei dos marcados em terras britânicas, algo que confirmou também em Espanha. A sua presença em zonas de finalização tornou-se imprescindível.

Sob o comando de José Mourinho, no Real Madrid, tornou-se ainda mais consistente. Se estava numa tarde inspirada, podia-se esperar um bis ou um hat-trick, aliada a pormenores de grande classe, e mesmo que as coisas não lhe corressem bem, não deixava de conseguir um golo ou um passe decisivo. Basicamente, o pior de Ronaldo estava ainda assim num plano muito elevado.

Essa consistência foi um reflexo do seu crescimento, que fazia dele um jogador não tão driblador, mas mais de coletivo, paciente e com consciência de quando deveria acelerar ou arrefecer o jogo. Chegou-se mesmo a falar que o Ronaldo de Madrid já não era o de Manchester, não pela perda de qualidade, mas sim porque a maior espetacularidade tinha dado lugar a maior eficácia.

Hoje, que CR7 tem 28 anos, faço a pergunta: até que ponto não fará mais sentido mudar um futebolista tão talentoso como consistente para uma zona do terreno onde este poderá ter mais ação sobre o jogo, onde estará mais perto da zona de jurisdição, em detrimento de o “esconder” numa faixa?

Ronaldo não é o mesmo que saiu do Sporting, há que reforçar esta ideia.  Os seus golos podem ser mais bonitos quando parte da esquerda para o meio e disfere um forte remate, mas a zona de finalização é essencialmente no corredor central. O madeirense não está atualmente no topo da montanha de futebolistas por ser alguém que precise de embalar a partir de uma ala, é igualmente capaz de jogar em espaços curtos. A sua presença numa posição de “10” ou segundo avançado também lhe iria permitir que aparecesse nas três faixas, com liberdade de ação, para construir e desequilibrar.

Na seleção, Paulo Bento já o tem colocado mais por dentro. Nos merengues, Carlo Ancelotti experimentou-o a fazer dupla de avançados com Benzema durante a pré-época.

E para confirmar uma tendência em relação ao lugar a que pertencem este tipo de jogadores, Messi joga no meio (ainda que como falso ponta-de-lança), Neymar (por Scolari) e Bale (por Villas-Boas) já aí atuaram, e no início desta temporada Guardiola mostrou intenção de colocar Ribéry em zonas mais interiores.

2 comentários:

  1. concordo plenamente com todas as ideias ele ja nao e um jogador de faixa preciso de jogar no meio para tambem a seleçao portuguesa finalmente ter um ponta de lança de qualidade,que ja nao temos ha algum tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponta-de-lança não digo, só se for num modelo de jogo que imponha muita mobilidade... ele tem de ser essencialmente o responsável para fazer a bola chegar à área, aparecendo também em zona de finalização, mas não concordo que se fixe lá

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...