domingo, 9 de junho de 2013

Jogo de Preparação | Brasil 3-0 França

lequipe.fr
Esta noite, no Arena Grêmio, em Porto Alegre, o Brasil derrotou a França por 3-0, num jogo de preparação. Oscar, Hernanes e Lucas (de grande penalidade) marcaram os golos do encontro.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Brasil


A seleção canarinha está em 22º no Ranking FIFA e já apurada para o Mundial 2014, já que é país organizador. Atualmente prepara-se para disputar a Taça das Confederações 2013.
Kaká (Real Madrid) e Ronaldinho (Atlético Mineiro) ficaram de fora da convocatória por opção, e Leandro Damião (Internacional de Porto Alegre) por lesão. Bernard (Atlético Mineiro) é a novidade.


França


Os gauleses estão em 18º no Ranking FIFA.
A França está em 2º no Grupo I de qualificação europeia para o próximo Campeonato do Mundo, atrás da Espanha e à frente da Finlândia, Geórgia e a Bielorrússia.
Mangala (FC Porto) foi chamado por Didier Deschamps. Varane (Real Madrid), Nasri (Manchester City), Ménez (Paris SG) e Landreau (Bastia) estão lesionados.


Cronómetro:

15’ Na resposta a um livre lateral pela direita, Guilavogui cabeceou ao lado.

Primeira meia hora equilibrada na Arena Grêmio.

31’ Na sequência de um cruzamento de Oscar, Neymar, apertado com a marcação de Debuchy, desviou para fora.

38’ Guilavogui rematou de longe, mas sem a melhor direção.

42’ Daniel Alves cruzou pela direita, e Fred cabeceou ao lado.

Intervalo.

47’ Hulk atirou para fora.

47’ Cabaye acertou na malha lateral.

49’ Payet, de fora da área, chutou ao lado.

54’ Fred ganhou a bola, fletiu com ela dominada a partir do lado esquerdo, e assistiu Oscar que inaugurou o marcador.


56’ Hulk cruzou tenso pelo lado direito, e Oscar desviou para fora.

60’ David Luiz quase marcava na própria baliza, valeu Júlio César.

63’ Mathieu cabeceou ao lado, na sequência de um canto cobrado pela esquerda.

65’ Luiz Felipe Scolari trocou Oscar e Hulk por Lucas Moura e Fernando.

66’ Lloris negou o golo a Fred.

70’ Grenier, Lacazette e Giroud renderam Benzema, Valbuena e Matuidi.

71’ Saiu Fred, entrou Jô.

81’ Luiz Gustavo cedeu o seu lugar a Hernanes.

83’ Cabaye foi substituído por Gomis.

84’ Lucas cruzou para a zona do segundo poste, onde Neymar amorteceu para Hernanes, que fez o 2-0.


87’ Paulinho foi rendido por Dante.

89’ Neymar saiu, entrou Bernard.

90+2’ Marcelo foi derrubado na área francesa por Debuchy e foi assinalada uma grande penalidade que Lucas converteu tranquilamente em golo.


Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória do Brasil.


Análise:

Depois de uma primeira parte equilibrada, com as equipas encaixadas e poucas oportunidades de golo, no segundo tempo o Brasil fez subir o seu meio-campo, e inicialmente até se deu mal com isso, com a França a iniciar bem a etapa complementar.
No entanto, assim que assentou essa alteração, a seleção canarinha conseguiu inaugurou o marcador por intermédio de Oscar, num lance em que foram trocados os papéis habituais: o jogador do Chelsea como finalizador e Fred como assistente.
A partir daí, a toada dos primeiros 45 minutos manteve-se, a um ritmo não muito alto, especialmente porque se assistia a um período com algumas substituições de parte a parte.
Na reta final, os comandados por Luiz Felipe Scolari conseguiram marcar mais dois golos, através de homens que saltaram do banco, Hernanes e Lucas.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Brasil
Júlio César (QPR) esteve bem quando foi chamado a intervir;
Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid) foram dois laterais que apoiaram o ataque de uma forma consistente, não desequilibrando a sua formação, tendo o lateral-esquerdo conquistado a grande penalidade que deu o 3-0; Thiago Silva (Paris SG) e David Luiz (Chelsea) formaram uma dupla coesa a defender e com capacidade para sair a jogar, tendo o ex-Benfica atuado os últimos minutos no meio-campo;
Luiz Gustavo (Bayern Munique), muito sereno, equilibrou a equipa e fez o corte que iniciou a jogada do primeiro golo; Paulinho (Corinthians) foi um pilar à frente da defesa responsável pelas tarefas de recuperação de bola; Oscar (Chelsea) foi o principal organizador dos canarinhos e inaugurou o marcador;
Neymar (Barcelona) jogou aberto na esquerda, fletindo sempre que possível para a zona central, e fez a assistência para o segundo tento dos brasileiros; Hulk (Zenit) envolveu-se bem em lances coletivos, nomeadamente através de cruzamentos tensos pela direita; e Fred (Fluminense) fez a assistência para o 1-0;
Lucas Moura (Paris SG) jogou aberto na ala direita, aparecendo sempre que possível na zona interior para organizar, participou na jogada do 2-0 e apontou o 3-0, de grande penalidade; Fernando (Grêmio) entrou para o vértice mais recuado do triângulo do meio-campo, alterando o 2x1 para 1x2; (Atlético Mineiro) é um ponta-de-lança forte fisicamente; Hernanes (Lazio) entrou para o lugar mais adiantado no miolo e apenas precisou de três minutos em campo para marcar; Dante (Bayern Munique) teve direito a alguns minutos, no eixo defensivo; e Bernard (Atlético Mineiro) foi lançado para o flanco esquerdo, onde na sua equipa faz a partir daí várias diagonais, aproveitando a sua capacidade técnica e velocidade.


Quanto aos jogadores da França
Lloris (Tottenham) entrou mal no jogo, com uma perda de bola que poderia ter comprometido logo no primeiro minuto, mas foi-se recompondo;
Debuchy (Newcastle) marcou Neymar de forma muito intensa, subiu pelo seu flanco de forma pouco assertiva, deixando a sua defesa descompensada pelo lado direito e cometeu a grande penalidade que deu o terceiro golo aos brasileiros; Rami (Valencia) concedeu espaço a Oscar no lance do golo inaugural; Sakho (Paris SG) esteve quase sempre no caminho da bola; e Mathieu (Valencia) raramente conseguiu dar profundidade à sua faixa lateral;
Guilavogui (Saint-Étienne) é uma presença física intimidante à frente da defesa; Cabaye (Newcastle) viu-se mais na vertente defensiva do que na ofensiva, fazendo a cobertura a Debuchy e apoiando Guilavogui de perto; e Matuidi (Paris SG) é um todo-o-terreno que defende e ataca de área a área;
Valbuena (Marselha) viu o 1-0 nascer de uma perda de bola sua, ainda que se tenha reclamado falta; Payet (Lille) sempre que possível gosta de aparecer na zona frontal para procurar o remate; e Benzema (Real Madrid) apareceu pouco, obrigado a fugir da sua posição para ajudar os colegas durante a maioria do encontro;
Grenier (Lyon) entrou para a função de organizador de jogo; Giroud (Arsenal) e Gomis (Lyon) refrescaram o eixo do ataque, e Lacazette (Lyon) o flanco direito, sem terem demonstrado grandes pormenores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...