terça-feira, 21 de maio de 2013

Liga ZON Sagres 2012/2013 | Revelações


Terminada a edição 2012/13 da Liga ZON Sagres, e depois de já ter eleito o Onze Ideal, é altura de eleger as revelações do campeonato.
                                      

Guarda-Redes:


Em 2011/12, Vagner já tinha sido eleito o melhor guarda-redes da Segunda Liga. Na época que agora findou, o guardião do Estoril confirmou as suas qualidades, mostrando-as num palco ainda maior. Sem dúvida, um dos pilares dos canarinhos na sua fantástica prestação no campeonato.


Defesas-Laterais:


Ainda que se tenha destacado mais enquanto médio-centro, por questão de encaixe, Eric Dier aparece neste onze como lateral-direito. O internacional sub-20 inglês iniciou a época na equipa B, mas foi promovido ainda com Franky Vercauteren no comando. Primeiro no lado direito da defesa, com várias assistências e até golos, e posteriormente no eixo defensivo e no meio-campo, já com Jesualdo Ferreira como treinador, o britânico agarrou o lugar. O seu empenho na disputa dos lances e o talento na cobrança de livres são das suas principais qualidades.



Outro dos pilares da campanha que levou o Estoril a apurar-se para as competições europeias foi o seu lateral-esquerdo, o brasileiro Jefferson. Consistente a defender e com vocação ofensiva, foi desde cedo associado a uma futura transferência para o Sporting. O golo no Estádio da Luz, de livre direto, foi um dos seus principais cartões de visita de 2012/13.


Defesas-Centrais:


Em 2011/12, Tiago Ilori, ainda júnior, integrou em diferentes momentos o plantel principal, tendo feito um jogo na Liga ZON Sagres, frente ao União de Leiria, quando a equipa estava desfalcada de defesas-centrais. Essa partida até nem lhe correu de feição, mas na temporada seguinte, integrou a equipa B, onde rodou na primeira parte da época, até que já com Jesualdo Ferreira, foi alvo de aposta.
Ainda comete muitos erros, fruto da sua tenra idade, mas todos lhe reconhecem talento. Central moderno, rápido e com alguma capacidade para sair a jogar, deu nas vistas na partida frente ao FC Porto da segunda volta, onde secou por completo Jackson Martínez.



Internacional pelas camadas jovens de Portugal desde há vários anos, finalmente Steven Vitória teve a oportunidade de se mostrar no principal escalão nacional. Fortíssimo fisicamente, o que lhe garante vantagem na disputa de lances pelo ar, e com qualidade na cobrança de bolas paradas (livres e grandes penalidade), é neste momento associado ao Benfica. Curiosamente, fez a sua formação no FC Porto.


Médios-Centro:


Depois de ter concluído a sua formação e de ter disputado o Campeonato da Europa de Sub-19, onde foi sempre titular, ao lado de Agostinho Cá e de João Mário no meio-campo nacional, André Gomes iniciou a temporada no Benfica B.
Fazendo parelha com André Almeida no duplo pivot defensivo do miolo, ou na posição “10”, assumiu desde cedo um papel influente na segunda equipa dos encarnados. A sua chamada ao plantel principal não demorou, e até se estreou com um golo, apontado frente ao Freamunde, num encontro da Taça de Portugal.
Foi várias vezes titular, incluindo no derby lisboeta diante do Sporting. No entanto, e apesar de ter sido mesmo chamado para a Seleção AA, foi perdendo espaço nas opções de Jorge Jesus na ponta final da temporada.



Tiago Rodrigues foi mais um produto das equipas B. Como médio interior mas preferencialmente como “10”, é um talento puro, com qualidade técnica, rotatividade e visão de jogo. Uma autêntica placa giratória no ataque vimaranense.
Na próxima temporada, vestirá de azul e branco. O FC Porto não o deixou escapar.


Extremos:


Em 2011/12, já tinha feito a pré-temporada com o plantel principal, às ordens de Domingos Paciência. Depois de estar presente no Campeonato da Europa de Sub-19, Bruma foi integrado na equipa B do Sporting, onde foi desde cedo uma das suas figuras, seja como extremo ou nas costas do ponta-de-lança.
Com Jesualdo Ferreira, passou a ser opção na primeira equipa, assumindo-se até como titular, contribuindo com várias assistências e até golos. Qualidade técnica e velocidade não lhe faltam, e tacticamente está em evolução.



Renegado pelo Sporting, desde o início da temporada que Ricardo se assumiu como titular no Vitória de Guimarães. Tecnicamente evoluído e com bastante maturidade para a sua idade, desde cedo que viu o seu nome associado aos principais clubes portugueses, tendo o FC Porto entretanto avançado para a sua contratação.
Será previsivelmente uma das maiores figuras da seleção nacional de Sub-20 que disputará o Campeonato do Mundo na Turquia.


Avançados:


O ano passado já se tinha assumido como uma promessa do futebol português na Segunda Liga. Esta época, Licá, no principal escalão português, confirmou as suas qualidades.
Forte no drible, criador de desequilibrios e com poder de finalização, este jovem português pode atuar como extremo ou avançado, com igual rendimento.
Sem surpresa, é recorrentemente associado a clubes de maior dimensão.



O mais surpreendente sobre Ghilas é que na temporada transacta era suplente de Bruno Moreira (esta época no Nacional) e de Cícero (agora no Paços de Ferreira) no Moreirense que subiu à Liga ZON Sagres.
Esta época, o argelino, sem tal concorrência, assumiu-se como titular indiscutível nos minhotos e foi uma das figuras do campeonato. Rápido, ágil, forte fisicamente, com capacidade de segurar a bola e com grande capacidade de finalização, apontou 13 golos. É frequentemente comparado com Benzema, pelas características e pela ascendência argelina.
Sporting e Marselha estão entre os interessados.


Treinador:


Em 2011/12, Marco Silva começou a época como diretor desportivo dos canarinhos, e terminou-a como treinador, a festejar a subida de divisão.
Poderia ser apenas uma história bonita de uma temporada só, mas o que é certo é que na estreia como técnico na Liga ZON Sagres e com um plantel acabado de chegar ao principal escalão nacional, conseguiu o 5º lugar, que garantiu ao Estoril a primeira presença nas competições europeias. Um feito! 

1 comentário:

  1. Hola :

    Me llamo Jimena San Martín soy administradora de un sitio web. Tengo que decir que me ha gustado su página y le felicito por hacer un buen trabajo. Por ello me encantaría contar con tu sitio en mi web, consiguiendo que mis visitantes entren también en su web.

    Si estas de acuerdo házmelo saber enviando un mail a jimena.sanmartin@hotmail.com
    Jimena San Martín

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...