quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Copa del Rey | Real Madrid 1-1 Barcelona


Esta noite, no Estádio Santiago Bernabéu, Real Madrid e Barcelona empataram 1-1, num jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Copa del Rey. Fàbregas deu vantagem aos catalães, mas Varane restabeleceu a igualdade.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Real Madrid



Na última jornada da Liga BBVA, os “merengues” reaproximaram-se do 2º lugar, fruto da vitória sobre o Getafe (4-0) e da derrota do Atlético Madrid diante do Athletic Bilbao (0-3).
Na Copa del Rey, já eliminaram o Alcoyano, Celta de Vigo e Valencia.
Casillas e Pepe (lesionados), e Sergio Ramos, Di María e Fábio Coentrão (castigados) são os ausentes.


Barcelona



Os “blaugrana” aumentaram a distância para onze pontos para os “colchoneros”, depois de uma vitória expressiva sobre o Osasuna (5-1).
Na Copa del Rey já afastaram o Alavés, Córdoba e Málaga.
Abidal está lesionado.


Cronómetro:

2’ Na cobrança de um livre direto, Cristiano Ronaldo obrigou Pinto a aplicar-se.

9’ Cruzamento foi desviado por Jordi Alba e quase traiu o guardião “blaugrana”.

Real Madrid entrou muito pressionante, com as suas linhas subidas e tentando trocar a bola entre os seus jogadores, impedindo que o carrossel ofensivo do Barcelona funcionasse.

21’ Xavi, de livre direto, acertou na trave.

24’ Ricardo Carvalho fez um mau atraso para Diego López, Fàbregas intercetou o passe e serviu Xavi, mas Varane, sobre a linha de baliza, conseguiu impedir o golo.

27’ Callejón serviu Benzema, que chutou para fora.

32’ Lionel Messi, de livre direto, levou a bola a passar por cima do alvo.

Clássico equilibrado no Bernabéu.

Intervalo.

47’ Benzema conseguiu ganhar espaço a Puyol, mas depois atirou para fora.

50’ Messi ganhou uma bola dividida a Xabi Alonso e conseguiu assistir Fàbregas, que na cara de Diego López inaugurou o marcador.


58’ Callejón foi rendido por Modric.

60’ Essien cruzou pela direita, e Cristiano Ronaldo, ao segundo poste, cabeceou ao lado.

63’ Iniesta fletiu da esquerda para o meio, contemporizou e serviu Daniel Alves, que testou os reflexos de Diego López.

José Mourinho trocou Benzema por Higuaín.

70’ Daniel Alves apareceu sozinho na direita, e cruzou tenso para Fàbregas, que atirou por cima.

73’ Na sequência de uma transição rápida, Pedro isolou-se, mas chutou para fora.

O Real Madrid estava a acusar em demasia a desvantagem e estava instável no encontro.

76’ Alexis Sánchez substituiu Pedro.

81’ Na resposta a um cruzamento de Özil, Varane cabeceou para o fundo das redes.


85’ Fàbregas cedeu o seu lugar a Thiago.

88’ Xavi descobriu Jordi Alba pela esquerda, e este rematou para defesa de Diego López.



Análise:

O jogo começou muito intenso e equilibrado, com os “merengues” a estarem melhor nos primeiros minutos, mas assim que a poeira assentou, o nivelamento da partida foi mesmo a nota dominante, com oportunidades para ambos os lados, pressão intensa dos comandados por José Mourinho e entreajuda a defender, com Ronaldo e Callejón a não se demitirem das missões defensivas.
No segundo tempo, o Barcelona entrou praticamente a ganhar e acomodou-se, e a partir daí o Real Madrid desorientou-se, não conseguiu pressionar de forma eficiente, não conseguiu organizar-se ofensivamente, e esteve perto de sofrer o 0-2 por várias vezes.
No entanto, já nos últimos dez minutos, Varane coroou a sua grande exibição neste encontro com um golo de cabeça, na resposta a um cruzamento de Özil.
Até final, os “blaugrana” foram tentando arrefecer o ritmo e manter a posse de bola, com a intenção de irritar os jogadores adversários e aproveitar aí uma distração para criar perigo.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Real Madrid
Diego López estreou-se com uma boa exibição, sem culpa no golo sofrido e correspondendo quando foi chamado a intervir;
Essien apesar de não ter grande pendor ofensivo, foi subindo e fez vários cruzamentos venenosos; Varane, muito rápido, salvou a sua equipa de sofrer um golo aos 24’, quando Xavi parecia ter a baliza deserta para marcar, e coroou a sua magnífica exibição com o golo do empate, já na reta final; Ricardo Carvalho entrou nervoso, viu um cartão amarelo cedo e ía comprometendo quando fez um atraso curto para o seu guarda-redes, intercetado por Fàbregas; e Arbeloa não existiu ofensivamente, e teve trabalho redobrado no capítulo defensivo a partir do momento em que Cristiano Ronaldo deixou de acompanhar Daniel Alves até ao fim;
Xabi Alonso perdeu uma bola dividida perante Messi, na origem do 0-1; Khedira esteve muito preso às tarefas defensivas na primeira parte, atuando colado a Xabi Alonso, mas na segunda libertou-se e ao mesmo tempo desequilibrou a equipa em várias ocasiões; e Özil foi o principal transportador de jogo dos “merengues”, por vezes desapoiado em transições rápidas, e fez o cruzamento para o 1-1;
Callejón estava a colocar Fàbregas em jogo, no lance do 0-1; Cristiano Ronaldo, ao contrário do que é usual, não se demitiu das tarefas defensivas e acompanhou as subidas de Daniel Alves, mas só durante a primeira parte; e Benzema não conseguiu se afirmar no encontro;
Modric acrescentou qualidade de passe à sua equipa; e Higuaín teve pouca bola nos seus pés e praticamente nenhuma oportunidade para finalizar.


Quanto aos jogadores do Barcelona
Pinto fez uma belíssima exibição, com várias intervenções de grande grau de dificuldade;
Daniel Alves não está com o mesmo andamento que tem habituado, e envolveu-se em provocações com os adversários; Piqué entrou mal, vendo um cartão amarelo por entrada sobre Ronaldo ainda no primeiro minuto, mas recompôs-se e esteve a bom nível no resto do encontro; Puyol voltou a fazer um jogo de grande entrega; e Jordi Alba não teve uma noite particularmente difícil, com Callejón a causar-lhe poucos sobressaltos;
Busquets foi muito importante a criar superioridade numérica no momento da recuperação da bola, nomeadamente nas faixas laterais; Xavi esteve perto de marcar ainda na primeira parte, tendo acertado na trave, na cobrança de um livre direto; e Fàbregas inaugurou o marcador, no começo da segunda parte;
Pedro, veloz, desperdiçou uma boa oportunidade para marcar o segundo golo dos “blaugrana”, que podia ter resolvido a eliminatória; Iniesta esteve excelente no drible e no passe, sendo muito difícil roubar-lhe a bola; e Messi antecipou-se a Xabi Alonso para fazer a assistência para o 0-1;
Alexis Sánchez e Thiago refrescaram respetivamente a ala direita e o miolo.

1 comentário:

  1. Enorme trabajo compañero. Gran analisis. ¿Ya me pusistes en tu lista de blogs?

    Un saludo desde http://futuroscrackss.blogspot.com.es

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...