quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Copa del Rey | Atlético Madrid 2-1 Sevilha


Esta noite, no Estádio Vicente Calderón, o Atlético Madrid derrotou o Sevilha por 2-1, num jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Copa del Rey. Diego Costa (2, ambos de grande penalidade) marcou para os “colchoneros”, e Negredo (também de grande penalidade) para os andaluzes.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Atlético Madrid



Os “colchoneros” estão em 2º lugar na Liga BBVA, entre Barcelona (1º) e Real Madrid (3º), e no seu estádio venceram todos os encontros que disputaram.
Nesta edição da Copa del Rey, já eliminaram Real Jaén, Getafe e Betis.
O argentino Emiliano Insúa (ex-Sporting) é a mais recente aquisição do Atlético Madrid.
Falcao está lesionado.


Sevilha



Os sevilhanos não vencem no Vicente Calderón desde 2008/09.
A formação agora orientada por Unai Emery está em 11º no campeonato espanhol, e apenas por uma ocasião conseguiu vencer fora de portas (em Setembro, ao Deportivo).
Os andaluzes já conquistaram a Copa del Rey por cinco ocasiões, a última das quais em 2009/10, e esta temporada já afastaram o Espanhol, Maiorca e Saragoça.
Trochowski, Perotti e Palop estão lesionados.
O português Beto (ex-Sp. Braga) é a mais recente contratação do Sevilha.



Cronómetro:

Início de jogo equilibrado em Madrid.

Partida quente, mas sem situações de perigo até praticamente à meia hora.

29’ Adrián entrou na área do Sevilha, e serviu Koke que rematou para uma defesa incompleta de Beto.

39’ Negredo, do meio da rua, de pé esquerdo, atirou para grande intervenção de Courtois.

45’ Koke desmarcou Diego Costa que fugiu à marcação dos centrais, e na cara do guarda-redes dos andaluzes, não acertou na baliza.

Intervalo.

46’ Jesús Navas obrigou o guardião “colchonero” a aplicar-se.

48’ Spahic tocou a bola com a mão na sua área (viu o segundo cartão amarelo por isso) depois de uma disputa com Diego Costa, e foi assinalada uma grande penalidade que o próprio Diego Costa converteu em golo.

52’ Botía rendeu Maduro.

55’ Negredo isolou-se a passe de Jesús Navas, picou a bola sobre Courtois mas Godín impediu o golo com a mão, foi expulso, e foi assinalada uma grande penalidade na qual Negredo empatou o jogo.

60’ Rakitic progrediu com o esférico pelo corredor central, e atirou do meio da rua, mas para fora.

Koke foi substituído por Cata Díaz.

64’ Diego Simeone trocou Adrián por Cristián Rodríguez.

70’ Fernando Navarro levou a mão à bola na sua área, após duelo com Cristián Rodríguez, e foi marcado mais um “penalty”, que Diego Costa, na sua conversão voltou a dar vantagem aos madrileños.

77’ Kondogbia cedeu o seu lugar a Reyes.

85’ Fernando Navarro foi expulso após entrada feia sobre Diego Costa.

86’ Gabi, de livre direto, levou a bola a passar junto da baliza de Beto.

87’ Coke entrou para o lugar de Coke.

90+2’ Cristián Rodríguez obrigou o guardião português do Sevilha a aplicar-se.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo do Atlético Madrid.



Análise:

Na primeira parte assistiu-se a um encontro equilibrado mas muito “quente”, com várias quezílias entre os jogadores (Beto vs. Diego Costa foram um exemplo) e um ligeiro ascendente dos “colchoneros”, mas só a partir da meia hora se foram assistindo a situações de perigo junto de ambas as balizas.
Num segundo tempo completamente atípico, assistiu-se a três golos (dois para o Atlético, um para o Sevilha), todos de grande penalidade, todas assinaladas por mão na bola, sendo que as duas primeiras originaram as expulsões de Spahic e Godín, fazendo com que as equipas jogassem 10 vs. 10 dos 55’ aos 85’, altura em que Fernando Navarro viu o cartão vermelho, mas por tacle com força excessiva sobre Diego Costa.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Atlético Madrid
Courtois fez várias defesas de elevado grau de dificuldade;
Juanfran esteve intermitente, com várias percas de bola e passes falhados no seu meio-campo; Miranda apontou uma exibição muito sólida; Godín foi expulso após impedir um golo dos andaluzes com a mão; e Filipe Luís fechou bem o seu flanco e obrigou Jesús Navas a mudar de posição para que este pudesse mostrar o seu melhor futebol;
Mario Suárez foi o patrão do meio-campo; Gabi trabalhou muito, tanto no capítulo defensivo como no ofensivo; e Adrián esteve a bom nível no primeiro tempo, mas foi-se apagando no segundo;
Arda Turan foi muito eficiente com a bola nos pés, fazendo praticamente sempre algo de bom com ela; Koke foi um jogador consistente, que fez vários passes inteligentes, a rasgar a defesa contrária; e Diego Costa bisou de grande penalidade;
Cata Díaz substituiu com muita eficiência Godín no eixo da defesa; e Cristián Rodríguez agitou o jogo, e ajudou a ganhar o segundo “penalty”.


Quanto aos jogadores do Sevilha
Beto mostrou determinação quando teve de jogar com os pés, e só foi batido de grande penalidade;
Cicinho deu largura e profundidade aos andaluzes, nomeadamente pelo corredor direito; Fazio e Spahic formaram uma dupla de centrais solidária e consistente, compensando-se um ao outro até ao momento em que o bósnio comprometeu a sua equipa, ao tocar a bola com a mão na sua área, e ver assinalada uma grande penalidade no qual o Atlético Madrid fez o 1-0; e Fernando Navarro cometeu o segundo “penalty” favorável aos “colchoneros” e ainda foi expulso já nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar, após entrada dura sobre Diego Costa;
Maduro impôs o seu possante corpo no momento da recuperação de bola, e foi útil também a construir; Medel deu nas vistas pelo seu capacete de proteção e pelas “ganas” com que encarou todo o encontro; e Kondogbia venceu vários duelos a meio-campo fazendo uso do seu físico e da sua qualidade técnica;
Jesús Navas foi pouco solicitado na primeira parte, mas subiu de rendimento na segunda; Rakitic procurou sempre terrenos interiores, mostrando-se eficiente; e Negredo marcou, com grande classe, de grande penalidade;
Botía foi a solução para repor o centro da defesa a dois homens; Reyes pouco acrescentou; e Coke foi lançado para o lado esquerdo da defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...