quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CAN 2013 | África do Sul 2-0 Angola


Esta tarde, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, África do Sul derrotou Angola por 2-0, num jogo a contar para a 2ª jornada do Grupo A da CAN 2013. Sangweni e Majoro marcaram os golos do encontro.


Eis a constituição das equipas:


África do Sul



Os Bafana Bafana ocupam o 87º lugar no Ranking da FIFA e são os organizadores da competição.
Os sul-africanos venceram a Taça das Nações Africanas em 1996.
Na 1ª jornada, empataram diante de Cabo Verde (0-0).


Angola



Os Palancas Negras estão em 84ª lugar no Ranking FIFA.
Na 1ª jornada, cederam uma igualdade frente a Marrocos (0-0).
Marco Airosa (ex-União de Leiria e Nacional), Lunguinha (Vit. Setúbal), Dedé (ex-Paços de Ferreira), Zuela (ex-Académica), Djalma (ex-Marítimo e FC Porto) e Mateus (Nacional) estão entre os convocados.



Cronómetro:

4’ Mateus apareceu em boa posição e rematou ao lado.

Início de jogo muito intenso.

30’ Na sequência de uma bola bombeada para a área angolana, Lunguinha fez um alívio incompleta e o esférico sobrou para Sangweni que inaugurou o marcador.


44’ Lamá interceptou um cruzamento de forma incompleta, mas Rantie não conseguiu marcar na recarga, de cabeça.

Ao intervalo, Letsholonyane rendeu Mahlangu, na África do Sul.

46’ Djalma entrou para o lugar de Geraldo.

54’ Furman, à entrada da área, obrigou Lamá a aplicar-se.

58’ Rantie cedeu o seu lugar a Majoro.

61’ Três minutos depois de ter entrado em campo, Majoro fez o que quis de Bastos e depois, com subtileza, atirou para o fundo das redes.


65’ Dédé foi substituído por Gilberto.

78’ Gordon Igesun trocou Mphela por Manyisa.

85’ Amaro rendeu Guilherme.

89’ Majoro tentou o chapéu a Lamá, mas saiu por cima.



Análise:

A primeira parte começou de forma intensa, com entrega total de ambas as partes, no entanto, a África do Sul apresentou-se mais organizada e forte sobretudo a meio-campo, e isso fez a diferença quando se comparou o volume ofensivo das duas formações.
Por volta da meia hora de jogo, a defesa angolana esqueceu-se por completo de Sangweni na sua área, e o central sul-africano deu vantagem à sua seleção.
No segundo tempo, viu-se mais dos “Palancas Negras”, a funcionarem muito bem no flanco direito, com a dupla Lunguinha/Mateus a mostrar combinações interessantes, e com Djalma a melhorar substancialmente a produção do flanco esquerdo, no entanto, num lance de contra-ataque, curiosamente pelo lado direito de Angola, que ofensivamente estava a funcionar bem, nasceu o 2-0 para os “Bafana Bafana”, num lance com grande mérito individual para Majoro, autor do golo.
A partir daí, os comandados por Gustavo Ferrín não deixaram de atacar, mas a consistência defensiva dos organizadores da competição manteve a sua baliza inviolável.


Analisando os atletas em campo, começando pelos da África do Sul
Khune (Kaizer Chiefs) teve uma primeira parte descansada, e na segunda o trabalho também não abundou;
Ngcongca (Genk) neutralizou Geraldo e manteve a tranquilidade mesmo com Djalma pela frente; Sangweni (Orlando Pirates) inaugurou o marcador; Khumalo (PAOK) esteve irrepreensível; e Masilela (Kaizer Chiefs) esteve impecável no capítulo defensivo;
Furman (Oldham Athletic) é um centro-campista agressivo, fundamental na recuperação de bola; Mahlangu (Helsingborgs) não estava a jogar mal, mas foi substituído ao intervalo quando o selecionador optou por dar maior consistência ao meio-campo; Thuso Phala (Platinum Stars) foi o homem das bolas paradas; e Rantie (Malmö) criou alguns desequilibrios e foi rendido, provavelmente, devido a problemas físicos;
Bernard Parker (Kaizer Chiefs) e Mphela (Sundowns) estiveram muito ativos;
Letsholonyane (Kaizer Chiefs) deu maior consistência defensiva ao meio-campo; Majoro (Kaizer Chiefs) apenas precisou de três minutos em campo para marcar, e colocar o resultado em 2-0, no entanto, saiu muito queixoso, em dificuldades físicas; e Manyisa (Orlando Pirates) reforçou o miolo.


Quanto aos jogadores de Angola
Lamá (Petro de Luanda) não teve culpa nos golos sofridos, mas foi vítima de uma maldade de Majoro no segundo golo dos sul-africanos;
Lunguinha (Vit. Setúbal) deu profundidade ao seu flanco mas viu o 1-0 nascer num alívio incompleto seu; Bastos (Petro de Luanda) ficou com as voltas trocadas devido ao drible de Majoro no lance que originou o 2-0; Dani (1º de Agosto) foi o patrão da defesa; e Miguel (Petro de Luanda) esteve muito recatado no que diz respeito a subidas;
Dédé (AEL Limassol) e Pirolito (Interclube) formaram uma dupla de médios de características essencialmente defensivas; Mateus (Nacional) subiu de rendimento na segunda parte, onde fez uso da sua velocidade para ajudar a criar lances de perigo; e Geraldo (Coritiba) esteve pouco inspirado;
Guilherme Afonso (FC Vaduz) não conseguiu fazer a ponte entre meio-campo e ataque de forma a apoiar convenientemente Manucho, e também não conseguiu aparecer com perigo na zona de finalização; e Manucho (Valladolid) foi sempre dos mais inconformados;
Djalma (Kasimpasa) deu maior criatividade ao flanco esquerdo; Gilberto (AEL Limassol) foi lançado para a função de organizador; e Amaro (1º de Agosto) tocou poucas vezes na bola nos quase dez minutos em que esteve em campo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo A da CAN 2013:

2 comentários:

  1. Africa do Sul impos-se com relativa naturalidade!

    http://keepingpossession.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Em relação à troca de links, aceito claro. O meu blog ainda está em planeamento, mal decida onde pôr os parceiros irei lá colocar o teu.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...