quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jupiler League | Anderlecht 4-1 Lierse


Esta noite, no Estádio Constant Vanden Stock, em Bruxelas, o Anderlecht venceu o Lierse por 4-1, num jogo a contar para a 22ª jornada da Jupiler League. Mbokani, Jovanovic, De Sutter e Vargas marcaram para os “purple & white”, e El-Gabbas para os visitantes.


Eis a constituição das equipas:

Anderlecht



O Anderlecht é o atual campeão belga (conquistou o título pela 31ª vez) e lidera neste momento o campeonato, com 49 pontos (oito de vantagem sobre o Zulte Waregem, que é 2º) em 21 jogos.
A formação orientada pelo holandês John van den Brom tem simultaneamente o melhor ataque (53 golos marcados) e a melhor defesa (19 sofridos), está numa série de sete vitórias consecutivas na Liga, e em sua casa ainda não perdeu, tendo vencido as últimas cinco partidas.
Apesar da hegemonia exercida no seu país, está já afastado das competições europeias esta época, depois da eliminação na Liga dos Campeões.
Cheikhou Kouyaté está lesionado.


Lierse



O Lierse foi campeão belga por quatro ocasiões (1931/32, 1941/42, 1959/60 e 1996/97), no entanto, na última década tem estado arredado do sucesso, tendo mesmo estado em escalões inferior por algumas temporadas.
Os “De Pallieters”, orientados pelo egípcio Hany Ramzy, ocupam o 14º lugar (primeiro lugar acima da linha de água) na Jupiler League, com os mesmos 18 pontos que o Beerschot AC, que é 15º, e já não vencem há cinco jogos.
O clube de Lier já não consegue vencer o Anderlecht desde Novembro de 2002.


Cronómetro:

Início de jogo morno em Bruxelas, com o Anderlecht a ter grande percentagem de posse de bola, mas sem conseguir criar perigo.

27’ Proto negou o golo a Bourabia, na sequência de um livre cobrado de forma curta.

28’ El-Gabbas viu o seu remate ser desviado em Wasilewski e defendido pelo guarda-redes visitado.

Wils, do meio da rua, atirou por cima.

30’ Na resposta a um cruzamento de Bruno pela direita, Mbokani cabeceou para o fundo das redes.

O gráfico mostrava 67% de posse de bola para o Anderlecht.

38’ De Sutter apareceu desmarcado pela esquerda, contemporizou e serviu Jovanovic, que fez o 2-0.

Intervalo.

50’ Bourabia, de livre directo, não conseguiu acertar na baliza.

51’ Gillet cruzou atrasado para a entrada da área, onde De Sutter, completamente à vontade e com classe, ampliou a vantagem dos “Purple & White”.

55’ Biglia, de livre directo, obrigou Sels a aplicar-se.

57’ Heymans, lesionado, cedeu o seu lugar a Aboumosalam.

60’ No seguimento de um livre cobrado por Bourabia, Nuytinck aliviou a bola mas esta sobrou para El-Gabbas que só fez o esférico parar no fundo das redes.

63’ Hairemans rendeu Wils.

75’ Ayew foi substituído por Vercauteren.

77’ Vargas entrou para o lugar de Bruno.

82’ Na sequência de um cruzamento de Safari, Vargas, de primeira, chutou por cima.

86’ De Sutter, com espaço e descaído pela esquerda, acertou no poste.

90+1’ El-Gabbas não conseguiu bater Proto.

90+2’ Na resposta a um cruzamento de Jovanovic pela direita, Vargas com um grande remate “à tesoura” apontou o quarto golo dos campeões belgas.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória do Anderlecht.



Análise:

O Anderlecht entrou confiante no jogo, seguro da sua maior capacidade e de que a vitória não lhe ía fugir, trocando tranquilamente a bola e mantendo-a na sua posse durante a maior parte do tempo, só que o Lierse, mesmo com poucos argumentos, criou alguns sobressaltos perto da meia hora, e aí os campeões belgas colocaram o pé no acelerador e depressa se puseram em vantagem, por intermédio de Mbokani.
A partir daí as coisas ainda se tornaram mais fáceis, e o segundo golo ainda apareceu antes do intervalo.
Nos últimos 45 minutos, e mantendo a tranquilidade do primeiro tempo, a formação orientada por John Van Den Brom chegou ao 3-0 e foi gerindo com um ritmo pouco intenso o que restava da partida, não se livrando, no entanto, de sofrer um golo.
Para o último minutos estava guardado o melhor momento do encontro, com um grande remate de Vargas a valer o 4-1.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Anderlecht
Proto esteve sempre concentrado, mesmo limitando-se a assistir às ocorrências à distância, na maior parte do tempo;
Gillet fez o cruzamento para o 3-0; Wasilewski esteve seguro; Nuytinck é forte a ganhar posição sobre os oponentes e em sair a jogar; e Safari fez um jogo tranquilo, nos capítulos defensivos e ofensivos;
Biglia, dotado de capacidade de passe e visão de jogo, é o organizador desta equipa, e a partir de uma posição recuada, fazendo lembrar Pirlo (proporções à parte), desenhou vários lances perigosos com aberturas no “timing” exacto para os corredores laterais; Kljestan fez a ligação entre o meio-campo defensivo e o ataque; Bruno não estava a fazer um jogo muito conseguido, mas foi dele o cruzamento para o 1-0; e Jovanovic apontou o segundo golo;
Mbokani, possante, desempenhou o papel de um “9 e meio”, recuando para pegar no jogo, mas aparecendo também nas zonas de finalização, tendo inaugurado o marcador; e De Sutter, igualmente poderoso fisicamente, teve um papel influente na construção do resultado, já que fez a assistência para o 2-0 e marcou o 3-0;
Vargas entrou cheio de vontade e ainda foi a tempo de marcar um belo golo.


Quanto aos jogadores do Lierse
Sels, com uma noite infeliz, sofreu quatro golos dos quais em nenhum foi o principal responsável;
Dachelet foi provavelmente a melhor unidade das que compuseram o quarteto defensivo; Saïdi não marcou convenientemente Mbokani no lance do 1-0, e viu o 4-1 nascer num erro incrível da sua parte; Ahmed Said ficou com as voltas trocadas com a finta de corpo de Jovanovic, no 2-0; e Heymans teve uma participação infeliz nesta partida, já que viu dois golos adversários nascerem pelo seu lado, e ainda saiu lesionado;
Lambot e Wils não tiveram andamento para acompanhar os médios e atacantes contrários quando estes aceleravam o ritmo; e Bourabia mostrou ter bons pés e alguma criatividade;
Ayew mostrou ser um jogador inteligente, tanto no critério de passe como na capacidade em ganhar faltas no meio-campo adversário; El-Gabbas, dos melhores do Lierse, gosta de flectir da direita para o meio, e apontou o tento de honra da sua equipa; e Hazurov revelou algum desacerto na finalização;
Aboumosalam entrou para a posição de lateral-esquerdo, em troca por troca com o lesionado Heymans; e Hairemans e Vercauteren refrescaram o meio-campo, quer no sector ofensivo (no primeiro caso) como o defensivo (no segundo).


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Jupiler League:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...