domingo, 7 de outubro de 2012

Liga ZON Sagres | FC Porto 2-0 Sporting


Esta noite, no Estádio do Dragão, o FC Porto derrotou o Sporting por 2-0, num jogo a contar para a 5ª jornada da Liga ZON Sagres. Jackson Martínez e James Rodríguez (de grande penalidade) apontaram os golos.


Eis a constituição das equipas:

FC Porto



Os dragões procuram alcançar a marca do 60º jogo seguido sem perder no seu estádio.
Em caso de vitória diante dos leões, igualam o Benfica na liderança do campeonato.


Sporting



Este será o primeiro jogo pós-Sá Pinto, depois da pesada derrota na Hungria diante do Videoton (0-3), e será Oceano a comandar as operações.
Os leões já não vencem no Dragão desde 2006/07.
Bruno Pereirinha está lesionado.


7’ Schaars ao tentar um passe longo fez a bola bater em Lucho e isolar Jackson Martínez no ressalto, no entanto, Rui Patrício negou-lhe o golo.

10’ Danilo tirou Pranjic e Izmailov do caminho e picou a bola para Jackson Martínez que apareceu nas costas dos centrais, dominou com a coxa e marcou de calcanhar.


17’ Maicon, lesionado, cedeu o seu lugar a Mangala.

29’ Na resposta a um canto cobrado por João Moutinho, Otamendi cabeceou ao lado.

Após o golo dos azuis e brancos, o jogo tornou-se algo morno e equilibrado, sem grandes oportunidades para cada um dos lados.

Intervalo.

55’ Cédric tocou a bola com o braço na sua área e foi assinalada uma grande penalidade que Lucho González desperdiçou, acertando no poste.

60’ Adrien rendeu Izmailov.

62’ James Rodríguez, ainda de fora da área, atirou por cima.

66’ Varela foi substituído por Christian Atsu.

72’ Rojo viu o segundo cartão amarelo após falta sobre James Rodríguez e deixou a equipa reduzida a dez unidades.

75’ Defour e Jeffrén substituíram Lucho e Carrillo, respectivamente.

80’ Pranjic, de livre directo, obrigou Helton a uma grande intervenção.

81’ Alex Sandro, lesionado, deixou também a sua equipa apenas com dez jogadores.

83’ João Moutinho cruzou para a área onde Mangala cabeceou à trave, e na sequência do lance, o árbitro Jorge Sousa assinalou uma falta de Boulahrouz sobre Jackson Martínez, e na conversão do “penalty”, James Rodríguez conseguiu marcar.


85’ Elias cedeu o seu lugar a Viola.

Sem mais ocorrências dignas de registo até final, confirmou-se a vitória da formação orientada por Vítor Pereira, que se coloca de novo na liderança do campeonato, com os mesmos pontos que o rival Benfica.
Cedo se percebeu que o FC Porto estava mais forte, com dez minutos iniciais de boa qualidade, concluídos com um golo de excelente execução de Jackson Martínez, com o calcanhar.
A partir daí, o Sporting foi mantendo imensa dificuldade em chegar ao último terço do terreno, no entanto, os dragões, apesar de mais ataques e remates, nunca introduziram um ritmo muito intenso e não criaram oportunidades flagrantes para ampliar a vantagem na primeira parte.
No segundo tempo, a toada manteve-se, Lucho desperdiçou uma grande penalidade que poderia ter dado o 2-0 e garantido uns últimos 45 minutos mais tranquilos, no entanto, os verde e brancos nunca se conseguiram aproximar com relativa frequência da área contrária, ficaram reduzidos a dez, viram o seu adversária ficar em igualdade numérica devido à lesão de Alex Sandro e mais um “penalty” contra ser assinalado, que desta vez deu em golo, apontado por James Rodríguez.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do FC Porto…
Helton fez apenas uma defesa complicada;
Danilo fez a assistência para o 1-0 após um movimento interior; Maicon saiu lesionado ainda numa fase bastante precoce do encontro; Otamendi ganhou a esmagadora maioria dos lances que disputou; e Alex Sandro estava a realizar uma boa exibição, mas acabou por sair antes do final com queixas físicas, numa altura em que as substituições já tinham sido esgotadas;
Fernando foi forte a ocupar espaços e a recuperar a bola; João Moutinho, com a sua habitual rotatividade, foi ligando sectores; e Lucho González desperdiçou um “penalty”;
James Rodríguez marcou de grande penalidade; Varela procurou sempre espaços interiores mas esteve apagado; e Jackson Martínez marcou um golaço de calcanhar;
Mangala rendeu o lesionado Maicon e teve como principal nota de destaque um cabeceamento à trave; Christian Atsu ainda agitou um pouco; e Defour reforçou o meio-campo.

Quanto aos jogadores do Sporting…
Rui Patrício teve uma noite ingrata, já que fez poucas defesas complicadas, e sofreu dois golos, entre os quais um de grande penalidade no qual ainda chegou a tocar na bola;
Cédric cometeu a primeira grande penalidade; Boulahrouz fez a falta que originou o segundo “penalty”; Rojo foi quem colocou Jackson Martínez em jogo no lance do 1-0 e acabou expulso ao ver dois cartões amarelos no espaço de poucos minutos; e Insúa raramente se aventurou no ataque;
Elias e Schaars libertaram-se pouco da sua posição, no entanto, defensivamente estiveram fortes e foram uma das razões pela qual os dragões também não tiveram um grande volume ofensivo; e Izmailov sempre que apareceu mais perto do ponta-de-lança conseguiu desenhar alguns lances interessantes;
Carrillo foi aparecendo a espaços; Pranjic praticamente não conseguiu criar desequilíbrios; e Wolfswinkel esteve desapoiado e desinspirado;
Adrien pouco acrescentou, e até retirou alguma criatividade que Izmailov poderia dar; e Jeffrén e Viola tiveram poucas oportunidades para mudar algo.


Com este resultado, ficou assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:


2 comentários:

  1. Bom dia,

    Ontem tivemos uma entrada forte na partida e obtivemos a vantagem. Depois dominamos e controlamos o jogo.
    Na segunda parte voltamos a entrar fortes, e foi com naturalidade que obtivemos o segundo golo.

    Pena foi que Jorge Sousa tenha efectuado uma má arbitragem. Muitos amarelos, dois penaltis duvidosos a nosso favor, sempre a quebrar o ritmo de jogo etc.

    O dérbi merecia um melhor árbitro, que não fosse na manhosice do jogador típico do nosso campeonato que se atira ao tapete mal sente o calor humano.

    O Sporting pode observar que existiram penaltis duvidosos, mas sem qualquer influência no resultado.

    O Sporting não criou uma única oportunidade de golo.
    Sinceramente esperava um Leão mais bravo, a querer mostrar valor.

    Mas foi um Sporting amorfo.

    Ao FC Porto aponto novamente o erro de depois da vantagem cair no marasmo e não resolver logo a contenda.

    Quanto aos jogadores, estiveram bem colectivamente, com Jackson a apontar mais um golo de belo efeito.
    James cada vez mais cimenta a sua posição no plantel, Varela está em boa forma e Moutinho é aquela máquina, sempre com o eucalipto Fernando a secar tudo à sua volta e Lucho a comandar.

    Danilo e Alex Sandro muito bem no papel de laterais, a saber temporizar o seu jogo ofensivo e defensivo.

    Excelente ambiente nas bancadas. A família azul e branca está com a equipa.
    Estamos em evolução e isso distingue-nos dos adversários que já estão espremidos.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...