quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Liga dos Campeões | Borussia Dortmund 2-1 Real Madrid


Esta noite, no Westfalenstadion, o Borussia Dortmund derrotou o Real Madrid por 2-1, num jogo a contar para a 3ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. Lewandowski e Schmelzer marcaram para os alemães, e Cristiano Ronaldo para os “merengues”.


Eis a constituição das equipas:

Borussia Dortmund



O Borussia nunca derrotou o Real.
A formação comandada por Jürgen Klopp não começou propriamente bem a Bundesliga e pode já ter comprometido a conquista do tricampeonato, com 12 pontos em oito jornadas, longe dos 24 do líder invicto Bayern Munique. No passado fim-de-semana, foi derrotada em casa pelo Schalke 04 (1-2).
No entanto, na Champions, conseguiu uma vitória e um empate, e está em 2º lugar naquele que é considerado o grupo da morte.
Jakub Blaszczykowski está lesionado.


Real Madrid



Os “merengues” têm estado a recuperar posições na Liga BBVA, e depois da vitória no último sábado diante do Celta de Vigo (2-0), já estão em 5º lugar, a oito pontos do líder Barcelona.
Na Liga dos Campeões, venceram nas duas primeiras jornadas e estão em boa posição para se apurarem.
Cristiano Ronaldo nunca marcou em solo alemão, em jogos entre clubes.
Marcelo, Fábio Coentrão e Arbeloa estão ausentes, todos por lesão.


13’ Kehl, de fora da área, obrigou Casillas a aplicar-se.

O Borussia Dortmund, mesmo jogando frente a uma das melhores equipas do mundo, pressionava muito alto, tentando dificultar a primeira fase de construção ao adversário.

19’ Modric rendeu Khedira, que saiu com queixas físicas.

O equilíbrio era a nota dominante na partida, nesta fase.

27’ Mais uma vez Kehl, recebeu a bola de Götze e à entrada da área rematou para intervenção apertada do guarda-redes “merengue”.

36’ Pepe errou um passe e entregou a bola a Kehl (que estava a pressionar Özil), e este assistiu Lewandowski que isolado deu vantagem aos germânicos.


38’ Özil fez um grande passe para Ronaldo, nas costas de Subotic, e o português fez um grande chapéu a Weidenfeller e repôs a igualdade.


Intervalo.

50’ Piszczek subiu pela direita, cruzou atrasado para a entrada da área onde Götze atirou para mais uma defesa de Casillas.

51’ Reus, de livre directo, voltou a testar os reflexos do guardião espanhol.

55’ Benzema desmarcou Di María, que aguentou a carga de Schmelzer, e chutou rasteiro para fora.

64’ Götze, através do drible, conseguiu ganhar espaço na direita e fez um cruzamento, Casillas socou para a frente e no pontapé de ressaca Schmelzer fez o 2-1.


67’ Gündogan rendeu Sven Bender.

73’ José Mourinho trocou Benzema por Higuaín.

86’ Götze foi substituído por Schieber.

87’ Lewandowski atirou para fora.

90+1’ Reus cedeu o seu lugar a Perisic.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória dos homens da casa, que assim se isolaram na liderança do Grupo D, com mais um ponto que o seu rival desta noite.
Desde cedo que se percebeu que o Borussia Dortmund iria olhar nos olhos do seu poderoso adversário, mesmo até com alguma arrogância, pressionando alto, perto da área contrária, logo na primeira fase de construção, e ofensivamente foram mostrando muita confiança, tanto em termos individuais como colectivos, com os seus jogadores a não temerem o 1 vs. 1 ou a subir no terreno, para o caso dos mais recuados, assim como uma grande dinâmica na circulação de bola, e foi até com alguma naturalidade que os germânicos se colocaram em vantagem, por intermédio de Lewandowski, num lance muito vertical na sequência de um passe errado por Pepe.
Ainda se festejava o golo dos comandados por Jürgen Klopp, Cristiano Ronaldo repôs a igualdade com um magnífico chapéu a Weidenfeller, que eventualmente se precipitou no “timing” da sua saída.
No segundo tempo a postura dos bicampeões alemães não se alterou, foram os mais perigosos, os que procuraram com mais insistência chegar ao 2-1, e foi mais uma vez que de forma previsível marcaram mais um golo, por Schmelzer, a meio da segunda parte.
Até final, o Borussia não se limitou a defender, não colocaram nenhum autocarro em frente da sua área, e até tentaram o 3-1, no entanto, o resultado não sofreu alterações.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Borussia Dortmund…
Weidenfeller precipitou-se um pouco ao sair muito cedo da baliza no lance em que CR7 lhe fez o chapéu que originou o 1-1, e apesar de não ter tido assim tanto trabalho, mostrou-se concentrado sempre que foi chamado a intervir;
Piszczek, veloz, deu profundidade ao flanco direito e fez vários cruzamentos de grande qualidade; Subotic e Hummels são dois centrais fortes fisicamente, sendo que o primeiro deixou Ronaldo fugir-lhe as costas na jogada do 1-1, e o segundo tem qualidade técnica; e Schmelzer com um grande remate apontou o 2-1;
Sven Bender esteve impecável na marcação, não dando espaço aos opositores, e também nas coberturas; Kehl recuperou a bola e fez a assistência para o golo no lance do 1-0, compensou posicionalmente a subida sobretudo dos laterais, e apareceu várias vezes perto da área contrária para rematar; e Götze foi muito criativo e esteve bastante activo na construção do segundo golo;
Reus apareceu por muitas ocasiões na zona central e foi o homem das bolas paradas; Großkreutz esteve pouco activo; e Lewandowski inaugurou o marcador;
Gündogan refrescou um meio-campo algo desgastado; e Schieber e Reus praticamente entraram apenas para queimar algum tempo.

Quanto aos jogadores do Real Madrid…
Casillas efectuou intervenções de elevado grau de dificuldade;
Sergio Ramos subiu de forma criteriosa e até nem lidou com muito pendor ofensivo dos germânicos pela sua faixa; Varane não comprometeu; Pepe entregou o ouro ao bandido no lance que originou o 1-0; e Essien não deu profundidade ao seu flanco, como seria de esperar, e sentiu algumas dificuldades em defender, devido ao uso frequente que era lado a esse lado pelos homens do Borussia;
Xabi Alonso foi um elemento-chave na recuperação de bola e ao equilibrar a equipa nos momentos em que alguns colegas se despocionavam para criar desequilíbrios; Khedira foi substituído muito cedo, com queixas físicas; e Özil fez uma grande assistência para o 1-1;
Di María e Cristiano Ronaldo trocaram várias vezes de faixa entre si, procuraram quando estiveram no flanco contrário ao do seu pé flectir para o meio e rematar ou cruzar com as melhores condições possíveis, sendo que o português apontou um golo; e Benzema apareceu pouco;
Modric deu maior criatividade e capacidade de passe ao duplo “pivot” defensivo; e Higuaín acabou por ser inconsequente.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo D da Liga dos Campeões:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...