terça-feira, 23 de outubro de 2012

Liga dos Campeões | Barcelona 2-1 Celtic


Esta noite, em Camp Nou, o Barcelona derrotou o Celtic por 2-1, num jogo a contar para a 3ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. Samaras deu vantagem aos católicos, mas Iniesta e Jordi Alba assinalaram a reviravolta dos catalães.


Eis a constituição das equipas:

Barcelona



Os “blaugrana” lideram o Grupo D na Liga dos Campeões, somando duas vitórias nas primeiras duas jornadas. No passado sábado, derrotaram o Deportivo (5-4) para o campeonato espanhol.
Piqué, Puyol, Thiago, Daniel Alves, Abidal e Cuenca (lesão) e Busquets (castigo) são os ausentes.


Celtic



Depois de um empate caseiro diante do Benfica, os católicos conseguiram vencer o Spartak, em Moscovo (3-2), e estão por isso em 2º lugar no grupo.
No último sábado, golearam o St. Mirren (5-0) e conservaram a liderança na Scottish Premier League.
Os escoceses nunca venceram em Camp Nou.


2’ Iniesta desmarcou Alexis Sánchez, mas o chileno não acertou na baliza.

O Celtic apresentava-se organizado defensivamente em 4x4x1x1, com a linha mais recuada e a linha média muito juntas, sendo que não existia praticamente pressão, mas apenas uma tentativa de tapar linhas de passe.

17’ Bartra, na resposta a um cruzamento de Messi, cabeceou para defesa de Forster.

18’ Na sequência de um livre cobrado por Mulgrew, Mascherano com as costas marcou na própria baliza, depois de um desvio de cabeça de Samaras.


23’ Messi, de livre directo, acertou na malha superior.

38’ Fotocópia do anterior lance de perigo, livre do astro argentino a embater na rede, mas do lado de fora.

43’ Samaras, lesionado, cedeu o seu lugar a Forrest.

O Barcelona estava a mostrar lentidão na circulação de bola, muito dificultada também pela estratégia defensiva dos católicos, mas ainda assim exigia-se mais dos “blaugrana”, a render pouco como colectivo, fruto também de ter algumas unidades em sub-rendimento.

45’ Messi colocou a bola em Iniesta, que posteriormente combinou com Xavi e atirou para o fundo das redes.


Intervalo.

Mesmo na segunda parte, continua-se a notar uma diferença clara deste Barça em relação ao da esmagadora maioria dos jogos nos últimos anos: não existia uma intensa pressão no momento da recuperação da bola. A equipa parecia mais intranquila na transição defensiva sem o castigado Busquets.

63’ Neil Lennon trocou Scott Brown por Commons.

68’ Forster negou o golo a Messi.

73’ Jordi Alba, com um passe picado, isolou Alexis Sánchez, mas mais uma vez o guardião dos católicos fez uma bela intervenção.

Os “culé” pareciam estar a fazer algo mais para justificar o 2-1.

75’ Iniesta, de forma espectacular, desmarcou Messi que cabeceou para mais uma defesa do guarda-redes do Celtic.

76’ Tello rendeu Pedro.

Mulgrew cedeu o seu lugar a Kayal.

80’ Alexis Sánchez foi substituído por David Villa.                                   

90’ David Villa acertou no poste.

90+4’ Na sequência de um cruzamento de Adriano pela direita, Jordi Alba apareceu ao segundo poste e deu finalmente vantagem ao Barcelona.


Sem mais ocorrências até final, confirmou-se uma vitória sofrida dos catalães, que continuam invictos na Liga dos Campeões.
Desde cedo que se percebeu que o Barcelona não estava ao nível de outras ocasiões, sem dinâmica com a bola, e pouco pressionante sem ela, algo pouco usual na formação da Catalunha.
O Celtic apercebeu-se disso e foi tentando explorar transições rápidas e sobretudo esquemas tácticos, e foi mesmo através de um livre lateral que os católicos se adiantaram no marcador, num golo a meias entre Samaras e Mascherano.
Com algumas unidades em sub-rendimento, e com uma estratégia cada vez mais defensiva dos católicos, a tarefa dos “blaugrana” estava complicada, no entanto, num lance em que houve grande ritmo colectivo, Messi, Xavi e Iniesta construíram o tento da igualdade.
No segundo tempo, o problema dos actuais campeões mundiais persistiu, no entanto, os escoceses apesar de algumas investidas, não se conseguiam aproximar da baliza contrária, e o empate foi-se mantendo, até que no último minuto, num lance em que estavam imensas unidades “culé” no terreno do Celtic, o lateral-direito (Adriano) cruzou para o lateral-esquerdo (Jordi Alba), que deu a vitória aos comandados por Tito Vilanova.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Barcelona…
Victor Valdés, apesar do golo sofrido, em que foi batido por uma série de desvios, praticamente não teve trabalho;
Adriano foi um canhoto na direita que puxou a bola sempre para o seu melhor pé e foi numa circunstância dessas que tirou o cruzamento para o 2-1; Bartra tentou ser assertivo; Mascherano foi infeliz ao ter marcado na própria baliza; e Jordi Alba deu mais uma vez largura e profundidade ao flanco esquerdo, e decidiu a partida no último momento;
Alex Song não fez esquecer Busquets, e a equipa ressentiu-se disso sobretudo na transição defensiva, feita de uma forma muito menos pressionante; Xavi fez a assistência para o 1-1; e Iniesta marcou o golo do empate;
Alexis Sánchez e Pedro foram trocando de flanco entre si e estiveram ambos apagados; e Messi colaborou no tento da igualdade mas apareceu pouco;
Tello e David Villa refrescaram o ataque, dando-lhe outro tipo de soluções, com destaque para o segundo que acertou no poste.

Quanto aos jogadores do Celtic…
Forster efectuou grandes intervenções;
Lustig e Izaguirre fecharam bem os seus flancos, sempre em zona frontal à sua área; e Wilson e Ambrose formaram uma dupla sólida e estiveram muito concentrados;
Scott Brown, inteligente e forte fisicamente, tem grande capacidade de segurar a bola; Wanyama, rotativo e muito rápido, é fundamental na recuperação do esférico; Ledley esteve bem a ocupar os espaços e no passe; e Mulgrew cobrou o livre que originou o golo que inaugurou o marcador;
Samaras, possante e forte a ganhar as primeiras bolas, foi alvo de passes longos de colegas mais recuados, e importante no lance do 0-1, acabou substituído antes do intervalo com uma entorse no pé esquerdo; e Hooper passou ao lado do jogo;
Forrest, veloz, foi lançado para a faixa direita, e não se conseguiu antecipar a Jordi Alba na jogada do 2-1; Commons entrou para apoio ao ponta-de-lança; e Kayal foi mais uma unidade para preencher o meio-campo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo D da Liga dos Campeões:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...