quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Serie A | Siena 1-0 Bolonha




Esta noite, no Estádio Comunale Artemio Franchi, o Siena venceu o Bolonha por 1-0, num jogo a contar para a 5ª jornada da Serie A. Calaiò marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:

Siena



Os “bianconeri” já somaram uma vitória e dois empates nas quatro primeiras jornadas, no entanto, devido a penalizações referentes a casos de corrupção de épocas anteriores, começaram o campeonato com -6 pontos e têm agora -1.
Na temporada transacta terminaram em 14º lugar.
O defesa-central português Luís Neto, oriundo do Nacional da Madeira, integra o plantel às ordens de Serse Cosmi.
Andrea Campagnolo e Matteo Contini estão lesionados, e Marcelo Larrondo, Roberto Vitiello, Claudio Terzi e Nicola Belmonte estão suspensos.


Bolonha



Os “rossoblù” nunca venceram no terreno do Siena.
A equipa orientada por Stefano Pioli leva para já quatro pontos em quatro jogos já disputados (uma vitória, um empate e duas derrotas), e na época passada terminou na 9ª posição.
Daniele Portanova, castigado, é o ausente.


Início de jogo equilibrado no Comunale Artemio Franchi, com ligeiro ascendente para os bolonheses.

13’ Kone, de fora da área, obrigou Pegolo a grande intervenção.

16’ Gilardino, de cabeça, voltou a testar os reflexos do guardião do Siena.

As duas equipas dispuseram-se em variações do 3x4x3, o Siena com um dois homens nas costas do ponta-de-lança (não confundir com extremos, pois a faixa era toda dos laterais) e o Bolonha com dois pontas-de-lança, com Kone por trás.
Como não poderia deixar de ser num jogo do campeonato italiano, ambas as formações primavam pela organização defensiva e bom posicionamento, obrigando o adversário quase sempre a tentar chegar à frente de ataque através de passes longos dos defesas, já que se tentassem subir através de um futebol apoiado, era muito provável perderem a bola.

31’ Morleo, num livre cobrado a longa distância, atirou fortíssimo para mais uma defesa do guarda-redes “bianconeri”.

Intervalo.

52’ Marco Motta, ainda de longe, obrigou Pegolo a mais uma extraordinária defesa.

55’ Serse Cosmi trocou Ângelo por Sestu.

61’ Vergassola serviu Calaiò, que beneficiou de uma movimentação de Zé Eduardo que arrastou um defesa, e apareceu sozinho em boa posição, rematou e viu Antonsson a desviar a bola para o fundo das redes.


68’ Valiani rendeu Rosina.

70’ Kone e Acquafresca cederam os seus lugares a Giménez e Gabbiadini.

80’ Zé Eduardo foi substituído por Verre.

81’ Gilardino assistiu Gabbiadini, mas Pegolo voltou a estar no caminho do esférico.

87’ Mathías Abero substituiu Cherubin.

88’ Sestu apareceu desmarcado pela direita e atirou para defesa de Agliardi.

Sem mais ocorrências dignas de registo até final, confirmou-se uma vitória do Siena, que lhe garantiu ter pela primeira vez durante a época, pontos positivos.
A primeira parte teve no equilíbrio a sua nota dominante, ainda que o Bolonha tenha tido um ligeiro ascendente, fruto de três boas ocasiões de golo, todas elas resolvidas pelo Pegolo, guarda-redes do Siena.
Basicamente, estava a ser um jogo típico entre equipas italianas, ambas bem posicionadas, organizadas de forma a evitar lances de igualdade (quanto mais superioridade) numérica na sua defensiva, não correndo grandes riscos a atacar, dificultando o futebol apoiado do adversário e obrigando-o a apostar num jogo mais directo.
No segundo tempo, a toada do encontro parecia que se iria manter, quando o guardião “bianconeri” efectuou mais uma excelente intervenção, no entanto, à passagem da hora de jogo, o Siena foi crescendo e marcou praticamente na primeira situação de perigo que criou, e a partir daí a história foi outra, o Bolonha acusou o golo sofrido, e até final, apesar de algumas oportunidades, acabou por não ter argumentos para chegar ao empate.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Siena…
Pegolo teve uma noite muito inspirada, mostrando reflexos apuradíssimos;
Neto esteve impecável, forte no jogo a aéreo e a sair a jogar; Paci foi praticamente um libero; e Felipe, seguro em termos defensivos, subiu com alguma frequência até ao meio-campo contrário à procura de gerar desequilíbrios;
Ângelo é negligente nos duelos individuais, cometendo faltas com alguma frequência, tendo acabado por ver um cartão amarelo que o deixou limitado; Vergassola fez a assistência para o golo; Ribair Rodríguez, apesar de ser banal do ponto de vista técnico, têm uma enorme capacidade física; e Del Grosso é rápido;
Rosina esteve muito interventivo, tem um bom pé esquerdo e gosta de flectir da direita para o meio; Zé Eduardo, posicionado descaído pela esquerda, também gosta de se movimentar para o centro, com e sem bola, tendo mesmo arrastado um defesa consigo, proporcionando que o seu colega aparecesse desmarcado, no lance do 1-0; e Calaiò acabou por ser o homem do jogo, ao marcar o golo da vitória;
Sestu é veloz; Valiani refrescou o ataque e deu capacidade para segurar a bola; e Verre preencheu o miolo.

Quanto aos jogadores do Bolonha…
Agliardi teve uma noite ingrata, já que apenas efectuou uma defesa, aos 88’, e acabou por sofrer um golo;
Antonsson foi impetuoso nas entradas sobre os adversários e acabou por trair o seu guarda-redes ao desviar a bola para a sua própria baliza no tento solitário da partida; Natali foi uma presença física forte, tanto na sua área, como na do adversário; e Cherubin esteve sempre muito concentrado;
Marco Motta subia com alguma frequência, concluindo essas subidas maioritariamente com um cruzamento; Diego Pérez foi certinho; Pazienza esteve fortíssimo defensivamente, a recuperar bolas, foi ainda o principal construtor de jogo; e Morleo exibiu o seu forte pé esquerdo;
Panagiotis Kone foi o organizador; Gilardino, possante, apareceu a espaços com alguma classe, mas passou muito tempo ao lado do encontro; e Acquafresca pouco se viu na área adversária;
Giménez é um desequilibrador, que foi aparecendo em todo o lado, tentando dinamizar o ataque; Gabbiadini refrescou o ataque; e Mathías Abero esteve muito pouco tempo em campo;


Com este resultado, ficou assim disposta a classificação da Série A:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...