sábado, 22 de setembro de 2012

Bundesliga | Schalke 04 0-2 Bayern Munique




Esta tarde, na Veltins Arena, em Gelsenkirchen, o Bayern Munique derrotou o Schalke 04 num jogo a contar para a 4ª jornada da Bundesliga. Kroos e Müller marcaram os golos.


Eis a constituição das equipas:

Schalke 04



O Schalke já conquistou o campeonato alemão por oito ocasiões, no entanto, e apesar das habituais presenças nas competições europeias, já não é campeã desde 1957/58.
Em 2011/12 ficou em 3º lugar na Bundesliga, e para já, esta época soma duas vitórias (3-1 ao Augsburg e 2-0 ao Greuther Fürth) e um empate (2-2, Hannover) nos três jogos disputados.
O S04 está inserido no Grupo B da Liga dos Campeões, juntamente com Arsenal, Olympiacos e Montpellier.
A equipa agora orientada por Huub Stevens tem pela frente um adversário complicado, já que só conseguiu vencer por uma única vez o Bayern Munique em Gelsenkirchen nas últimas sete temporadas.
O guarda-redes Timo Hildebrand já representou o Sporting.


Bayern Munique



Os bávaros conseguiram três vitórias nos três jogos já disputados da Bundesliga (3-0 ao Greuther Fürth, 6-1 ao Estugarda e 3-1 ao Mainz), onde também são o melhor ataque, e a meio da semana, bateram o Valencia (2-1) numa partida a contar para o Grupo F da Liga dos Campeões, que também é disputado pelo BATE Borisov e Lille.


Os bávaros estavam a sentir algumas dificuldades em construir o seu jogo, já que procuravam sobretudo colocar a bola da sua defesa/meio-campo defensivo em Toni Kroos, no entanto, este encontrava-se sempre muito pressionado, e a opção acabava por ser um passe para as faixas, originando quase sempre uma perca do esférico.

25’ No seguimento de um bom lance colectivo, Kroos cruzou para o segundo poste onde Mandzukic cabeceou por cima.

28’ Holtby descobriu Huntelaar descaído pela direita, que ganhou na velocidade sobre Dante e já de ângulo apertado acertou na malha lateral.

O Schalke também estava a ter bastantes complicações para ligar o seu jogo, introduzindo uma menor intensidade competitiva que o adversário, foi obrigado a fazer passes longos ou atrasados por variadíssimas vezes para tentar manter a bola na sua passe.
Apresentando um bloco mais baixo do que os bávaros e tentando sair em transições rápidos, o portador do esférico geralmente revela velocidade em conduzi-lo, mas depois bastante lentidão em decidir o que fazer com ele.

39’ Farfán recebeu de Holtby, tirou Badstuber do caminho e obrigou Neuer a grande intervenção.

Nos últimos dez/quinze minutos da primeira parte, o S04 estava a ter uma fase de maior ascendente na partida, respondendo assim à meia hora de ligeira superioridade dos comandados por Jupp Heynckes.

Intervalo.

53’ Na resposta a um cruzamento pela esquerda de Badstuber, Müller saltou mais alto que Matip e cabeceou ao lado.

55’ Kroos pegou na bola no lado esquerdo, flectiu para o meio, combinou com Müller e atirou para o fundo das redes, conseguindo ser mais rápidos a decidir que Matip, Papadopoulos e Höwedes.


58’ Müller ganhou a bola pela direita, fez o que quis de Fuchs, e perante a passividade de Matip rematou para o 0-2.


60’ Robben desmarcou Müller, mas Unnerstall negou o golo ao alemão.

Inicio de segunda parte diabólica do Bayern foi fatal para as aspirações da formação de Gelsenkirchen.

62’ Afellay e Barnetta e renderam Holtby e Draxler.

66’ Robben apareceu isolado, mas o guarda-redes do Schalke respondeu com uma boa intervenção.

70’ Mandzukic cedeu o seu lugar a Javi Martínez.

Estando em vantagem num campo teoricamente muito complicado, os vice-campeões europeus iriam gerindo a vantagem, trocando a bola a um ritmo conveniente.

78’ Huub Stevens trocou Jones por Höger.

81’ Farfán rematou de fora da área para defesa a dois tempos de Neuer.

84’ Shaqiri substituiu Robben.

89’ Schweinsteiger foi rendido por Tymoshchuk.

90+3’ Huntelaar apareceu em boa posição, mas atirou à malha lateral.

A primeira parte não foi muito boa em termos técnicos, houve passes falhados, raras oportunidades de golo, no entanto, isso também se deveu ao aspecto táctico, no qual o Schalke manteve sobre pressão constante Toni Kroos, principal organizador de jogo do Bayern, e também à pressão e posicionamento dos jogadores dos bávaros, que foram impedindo que os homens de azul conseguissem chegar ao último terço com perigo, fosse em ataque continuado ou em transições rápida. Ainda assim, os comandados por Jupp Heynckes foram superiores na primeira meia hora, enquanto que os de Huub Stevens tiveram a sua melhor fase nos quinze minutos que antecederam o intervalo.
No segundo tempo, os vice-campeões europeus entraram fortíssimos e em poucos minutos decidiram o jogo com dois golos, marcados por Kroos e Müller, aproveitando desconcentrações defensivas do S04.
A partir daí, o Bayern foi gerindo a vantagem, circulando a bola ao ritmo mais conveniente, e até esteve mais próximo de chegar ao 0-3 do que de sofrer o 1-2, esperando tranquilamente pelo apito final.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Schalke 04…
Unnerstall fez algumas belas intervenções e não teve culpa nos golos sofridos;
Höwedes não acompanhou o movimento de Kroos no 0-1; Papadopoulos foi passivo no primeiro tento sofrido; Matip também foi muito “soft” na abordagem que fez aos lances em ambos os golos; e Fuchs foi “gato-sapato” de Müller no 0-2;
Jones foi um “box-to-box” que parecia estar em todo o lado, perto de onde a bola circulava, quer a defender, quer a atacar; Neustadter foi maioritariamente certeiro nos passes; e Holtby foi o organizador, mostrou ser inteligente, ter visão de jogo e critério na decisão, mas não conseguiu ser a “muleta” necessária para o seu ponta-de-lança;
Farfán, veloz mas algo lento a decidir, foi o mais inconformado da sua equipa; Draxler, jovem de 19 anos, muito talentoso, é um destro que no flanco esquerdo gosta de ir para cima dos defesas, mas nem sempre Lahm foi na sua “cantiga”; e Huntelaar esteve muito apagado;
Barnetta entrou para a ala-esquerda, Afellay para a posição “10”; e Höger para o meio-campo, mas nenhum deles acrescentou nada de positivo.

Quanto aos jogadores do Bayern Munique…
Neuer foi apupado no regresso a Gelsenkirchen, mas à excepção de uma defesa complicada no primeiro tempo, teve uma tarde descansada;
Lahm teve algum trabalho com Draxler mas acabou por ganhar a maioria dos lances; Boateng foi o responsável pela saída de bola, e juntamente com Dante, formaram uma dupla sólida; e Badstuber, apesar de não ter muita apetência ofensiva, exibiu-se a bom nível;
Luiz Gustavo, discreto, esteve forte a cortar linhas de passe e em equilibrar a equipa, fazendo dobras e dando opções aos colegas; Schweinsteiger falhou alguns passes, sobretudo na primeira parte, começou como médio de cobertura, mas com a entrada de Javi Martínez passou a extremo-esquerdo; e Kroos esteve muito pressionado nos 45 minutos iniciais, no entanto, sempre que se soltou foi um perigo à solta e deu vantagem aos bávaros já na segunda parte;
Müller teve um primeiro tempo muito desinspirado, no entanto, ganhou confiança com a assistência para o 0-1 e acabou mesmo por marcar o 0-2; Robben, no plano, apareceu no lado canhoto do ataque, no entanto, porque gosta de ter a bola em sua posse e de fazer movimentos interiores, apareceu com frequência na faixa central; e Mandzukic foi móvel, tentou confundir as marcações derivando várias vezes para as faixas, mas acabou por aparecer pouco e foi substituído com alguma naturalidade;
Javi Martínez entrou para o meio-campo defensivo, ajudando a “fechar a porta”; e Shaqiri e Tymoshchuk entraram praticamente apenas para queimar algum tempo, já que pouco estiveram em campo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Bundesliga:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...