terça-feira, 21 de agosto de 2012

Liga dos Campeões | Spartak Moscovo 2-1 Fenerbahçe


Esta tarde, no Estádio Luzhniki, em Moscovo, o Spartak derrotou o Fenerbahçe por 2-1, na primeira-mão do “Play-Off” de acesso à Liga dos Campeões. Emenike e Kombarov marcaram para os russos, e Kuyt para os turcos.



Eis a constituição das equipas:

Spartak Moscovo



Na temporada transacta, os moscovitas terminaram em 2º lugar o seu campeonato, atrás do Zenit, curiosamente, a mesma posição que ocupam e o mesmo oponente que perseguem na edição 2012/13, ao cabo de cinco jornadas.
Rômulo (ex-Vasco), Juan Insaurralde (ex-Boca Juniors) e Kim Källström (ex-Lyon) são os principais reforços para esta época, assim como o treinador Unai Emery (ex-Valência).


Fenerbahçe



Na 1ª jornada do campeonato turco, a formação de Istambul empatou (1-1) no terreno do Elazigspor. Na temporada transacta, ficaram em 2º a um ponto do campeão Galatasaray.
Na 3ª Pré-Eliminatória desta Liga dos Campeões, eliminaram o Vaslui após 5-2.
Hasan Ali Kaldirim e Gökhan Unal (ambos ex-Kayserispor), Dirk Kuyt (ex-Liverpool), Salih Ucan (ex-Bucaspor), Mehmet Topal (ex-Valência), Egemen Korkmaz (ex-Besiktas) e Milos Krasic (ex-Juventus) são as aquisições para a nova temporada.


Início de jogo equilibrado na capital russa.

16’ Ari, ao segundo poste, ganhou nos ares a Gökhan Gönül e cabeceou para defesa de Mert Günok.

Com o passar do tempo, o Spartak foi assumindo o comando das operações, chegando com frequência à área contrária.

24’ Na sequência de um cruzamento de Makeev pela direita, Bilyaletdinov rematou de primeira ao lado.

Os moscovitas, com um bloco mais adiantado, saiam a jogar sobretudo através de um passe curto dos centrais para um dos homens do duplo “pivot” defensivo, Rafael Carioca e especialmente Rômulo que pegava na bola e procurava movimentações eficazes por parte dos seus colegas de ataque.

Já o Fenerbahçe, procurava chegar à frente geralmente através de passe longo para os homens da frente.

Por curiosidade, a formação orientada por Unai Emery apresentava uma maior tendência para atacar pela direita, através da dupla Makeev/McGeady, do que pela esquerda, onde actuava a parelha Kombarov/Bilyaletdinov.

43’ Demy de Zeeuw rendeu o lesionado Rômulo.

Intervalo.

56’ Cristian, de cabeça, na resposta a um cruzamento de Mehmet Topuz, obrigou Dikan a uma defesa fantástica.

58’ Kombarov cruzou rasteiro e tenso para as costas da defesa onde Emenike aproveitou uma marcação deficiente de Ali Kaldirim e Egemen Korkmaz para dar vantagem à sua equipa.


65’ Selçuk Sahin efectuou um passe longo para as costas da defesa, e Moussa Sow com um desvio de cabeça consegue enganar o guarda-redes moscovita, Makeev e Pareja, e a bola sobrou para Kuyt que empatou a partida.


68’ Kombarov subiu pela esquerda, e conseguiu encontrar Emenike que obrigou Mert Günok a intervenção apertada.

69’ Na sequência de um canto cobrado por McGeady pelo lado direito, Kombarov livre de marcação rematou de primeira para o fundo das redes.


72’ Emenike cedeu o seu lugar a Welliton.

Se na primeira parte o Spartak procurava o lado direito para atacar, no segundo tempo foi o flanco canhoto a estar em destaque, já que nasceu por aí o primeiro golo, o lance que deu origem ao canto do segundo tento, que foi marcado até mesmo pelo lateral-esquerdo Kombarov.

77’ Ari foi substituído por Dzyuba nos russos, e Moussa Sow por Krasic nos turcos.

81’ Os soviéticos levavam ligeira superioridade no que concerne a posse de bola: 53%/47%.

83’ Bienvenu substituiu Mehmet Topal.

88’ Caner Erkin entrou para o lugar de Mehmet Topuz.

Sem mais ocorrências até final, o Spartak confirmou uma vitória que lhe dá uma vantagem curta para a segunda mão.
Depois de um início de jogo equilibrado, a um ritmo morno, os moscovitas foram assumindo o comando da partida, e conseguiram chegar á área adversária com frequência, sem que isso significasse grandes situações de perigo. Já o emblema de Istambul, com os seus homens da frente algo apagados, raramente chegou perto da baliza adversária.
O segundo tempo começou novamente com o equilíbrio e a pouca intensidade como notas dominantes, mas os golos apareceram, primeiro para os homens da casa, depois veio o empate e poucos minutos novo golo para os russos, que a partir daí geriram a vantagem até ao último apito.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Spartak…
Dikan fez uma defesa fantástica no começo da segunda parte mas pareceu mal batido no golo sofrido;
Makeev deu profundidade ao flanco direito, mas defensivamente, não conseguiu acompanhar o movimento de Moussa Sow no lance do 1-1; Pareja mostrou boa saída de bola, típica dos centrais argentinos, no entanto, também ficou a olhar demasiado para a bola no tento encaixado; Suchy exibiu-se a bom nível; e Kombarov mostrou o seu pendor ofensivo na segunda parte, com uma assistência e um golo num remate fortíssimo, uma das suas principais características;
Rafael Carioca recuava até entre os centrais para iniciar a construir, jogando sempre simples; Rômulo também pegava na bola ainda no seu meio-campo, no entanto, conseguia libertar-se e aparecer na área adversária e até foi numas dessas subidas que acabou por se lesionar, ainda no primeiro tempo; e Ari foi sempre dos mais inconformados, com função de distribuidor, mas forte no jogo aéreo;
McGeady foi bastante activo nos primeiros 45 minutos, pisando terrenos inferiores e conseguindo desequilibrar quando Makeev incursões pela direita; Bilyaletdinov apareceu na zona de finalização por uma ocasião, causando bastante perigo, mas de uma forma geral esteve pouco activo; e Emenike, na segunda parte tentou fugir da marcação apertada de Yobo, apareceu mais e conseguiu até mesmo marcar;
De Zeeuw demorou a acertar o passo mas a partir daí foi feliz na colocação de bola; Welliton refrescou o ataque; e Dzyuba, avançado possante, um autêntico pinheiro, mas pouco ágil e técnico, entrou para dar maior poder físico na área adversária.

Quanto aos jogadores do Fenerbahçe…
Mert Günok fez boas intervenções e não teve responsabilidades nos golos sofridos;
Gökhan Gönül lesionou involuntariamente Rômulo num lance em que efectuou um grande corte, no entanto, viu o 1-0 nascer pelo seu lado; Yobo foi um autêntico polícia de Emenike, não lhe concedendo espaço; e Egemen Korkmaz e Hasan Ali Kaldirim falharam na marcação no primeiro golo sofrido, ainda assim, o central demonstrou ser forte fisicamente e duro, e o lateral-esquerdo deu profundidade ao flanco esquerdo no momento ofensivo;
Mehmet Topuz apareceu poucas vezes para cruzar; Selçuk Sahin mostrou boa colocação de bola no lance do 1-1; Mehmet Topal mostrou-se tacticamente forte, fechando linhas de passe; e Moussa Sow apareceu desmarcado e com um desvio de cabeça tirou três adversários da jogada no golo, apesar de ter passado discreto em praticamente todo o encontro;
Cristian, com um penteado exuberante, foi o homem pelo qual passou todo o ataque; e Kuyt, apesar de desmarcado, apontou um tento que se poderá revelar fundamental;
Krasic, Bienvenu e Caner Erkin entraram tarde e não conseguiram influenciar o resultado.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...