quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Jogo de Preparação | Portugal 2-0 Panamá


Esta noite, no Estádio Algarve, Portugal derrotou o Panamá por 2-0, num jogo de preparação para a fase de qualificação do Mundial 2014. Nélson Oliveira e Cristiano Ronaldo marcaram os golos.



Eis a constituição das equipas:

Portugal



Portugal está em 5º no Ranking FIFA.
Dos 23 que estiveram no EURO 2012, saíram da convocatória Quaresma, por opção, e Pepe, Bruno Alves e Custódio, lesionados, e entraram Carlos Martins, Sereno, Nuno André Coelho e André Santos.


Panamá



Panamá ocupa o 54º lugar no Ranking FIFA.
Depois de ter terminado em 1º lugar numa primeira fase de grupos de qualificação para o Mundial 2014, onde enfrentou Nicarágua e Dominica, atualmente lidera uma segunda fase de grupos, à frente de Canadá, Honduras e Cuba.
Entre os convocados está o médio Gabriel Gómez, que já representou o Belenenses.


10’ João Moutinho, de fora da área, rematou por cima.

Portugal estava a ser superior nos minutos iniciais, povoando o meio-campo contrário, controlando o jogo pela posse de bola e fazendo a bola chegar até á área adversária.

29’ Nélson Oliveira obrigou Jaime Penedo a aplicar-se.

Entretanto, o ritmo do encontro foi-se quebrando gradualmente.

30’ O avançado emprestado pelo Benfica ao Deportivo, segurou bem a bola, ganhou espaço face à oposição de Cedeño e Henriquez atirou para o fundo das redes.


32’ Penedo negou o 2-0 a Cristiano Ronaldo.

39’ Nani flectiu da esquerda para o meio e rematou, mas o guarda-redes panamiano estava novamente no caminho da bola.

Nos últimos minutos da primeira parte, a selecção orientada por Júlio Dely Valdés cresceu na partida, aproximando-se da área portuguesa e chegando à zona de finalização, ainda que sem grande sucesso.

Ao intervalo, Ruben Micael rendeu Hugo Viana.

48’ Gabriel Gómez atingiu João Moutinho com uma cotovelada e foi expulso.
Sánchez passou para o centro do terreno.

51’ Cristiano Ronaldo recebeu um passe de Raul Meireles, dominou com o peito e ainda de fora da área atirou forte para o 2-0.


60’ Na sequência de um cruzamento de Nélson Oliveira, Cristiano Ronaldo viu o seu remate travado por Penedo.

61’ Paulo Bento trocou Eduardo, Cristiano Ronaldo e Nélson Oliveira por Beto, Varela e Hugo Almeida.

68’ Quintero tirou Ricardo Costa do caminho e testou os reflexos de Beto.

69’ Numa transição rápida conduzida por Ruben Micael, o próprio madeirense chutou à baliza, mas o guardião adversário negou-lhe o golo, desviando o esférico para o poste.
Na sequência do canto, Moutinho cruzou para Hugo Almeida, mas Penedo voltou a estar no caminho da bola.

70’ No seguimento de um cruzamento de Nani, Rolando cabeceou para nova intervenção do guarda-redes panamiano.

71’ O extremo do Manchester United acertou no poste.

Dios Pérez foi substituído por Carlos Rodríguez.

73’ Carlos Martins e Miguel Veloso substituíram João Moutinho e Raul Meireles.
No Panamá, Aguilar cedeu o seu lugar a Blackburn.

78’ Juan De García rendeu Barahona.

79’ Quintero foi rendido por Buitrago.

Miguel Veloso, de livre directo, obrigou novamente Penedo a aplicar-se.

Sem mais ocorrências até final, Portugal confirmou uma vitória tranquila, que poderia ter sido mais gorda, não fossem desperdiçadas algumas situações de golo eminente sobretudo no último terço da partida.
Num jogo rodeado de uma onda positiva em redor da selecção, depois da boa campanha no EURO 2012, a formação orientada por Paulo Bento entrou mais forte, pressionante a defender, recuperando a bola com rapidez e jogando no meio-campo adversário, povoado por muitos jogadores portugueses, chegando á área adversária com alguma frequência.
Apesar da quebra do ritmo inicial, o golo apareceria aos 30 minutos, por Nélson Oliveira, houve oportunidades para alargar a vantagem, mas até ao intervalo, o Panamá também se chegou à frente e ameaçou a baliza de Eduardo.
Na segunda parte, a equipa das quinas voltou a entrar forte, viu-se em superioridade numérica após a expulsão de Gabriel Gómez e logo a seguir, fez o 2-0, por Cristiano Ronaldo.
A partir daí, praticamente só deu Portugal, houve ocasiões suficientes para se sair do Algarve com uma goleada, no entanto, todas as oportunidades até final foram desperdiçadas e não houve alterações no marcador.

Na selecção portuguesa, acabou por não haver nenhuma estreia, no entanto, dois jogadores jovens com pouca utilização foram chamados à titularidade, Miguel Lopes e Nélson Oliveira, não havendo grandes sinais de renovação, numa equipa, que apesar de tudo, chegará com muitos nomes a 2014 perto ou já na casa dos 30 anos.

Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…
Eduardo (Istambul BB) só teve trabalho em saídas a cruzamentos e aí esteve bem;
Miguel Lopes (FC Porto) foi ofensivo e parece estar num excelente momento de forma; Rolando (FC Porto) e Ricardo Costa (Valência), apesar do pouco trabalho, fizeram um jogo sem erros; e Fábio Coentrão (Real Madrid), acima de tudo, foi consistente;
Raul Meireles (Chelsea) desta vez foi o homem mais recuado do meio-campo, mas ainda assim fez o passe para o 2-0; João Moutinho (FC Porto) foi sempre dos elementos de maior rotatividade na equipa; e Hugo Viana (Sp. Braga) esteve bem no passe e apareceu mais perto da área adversária do que habitualmente faz no seu clube;
Cristiano Ronaldo (Real Madrid) marcou um grande golo, e apesar de pouco exuberante no drible, foi eficaz nos passes e na contribuição para a dinâmica colectiva, rematando muito como habitual; Nani (Manchester United) apareceu sobretudo quando CR7 saiu e aí comandou o ataque; e Nélson Oliveira (Deportivo), na sua estreia a titular pela selecção, também se estreou a marcar;
Beto (Sp. Braga) praticamente não teve trabalho;
Miguel Veloso (Dínamo Kiev) rematou com perigo num livre directo e foi certeiro nos passes; Ruben Micael (Sp. Braga) foi dinâmico, ligando meio-campo e ataque; e Carlos Martins (Benfica) não foi muito participativo;
Varela (FC Porto) passou discreto nos quase 20 minutos que jogou; e Hugo Almeida (Besiktas) entrou mal na partida, falhando nas recepções, nos passes e nos remates, arrancando até alguns assobios da plateia.

Quanto aos jogadores do Panamá…
Penedo (CSD Municipal) foi o melhor em campo por parte dos panamianos, fazendo boas intervenções;
Torres (Milionarios) é corpulento, parecendo até ter uns quilos a mais; Baloy (Santos Laguna) teve muito trabalho pela frente; e Cedeño (Alianza FC) deu nas vistas com um corte através de um pontapé de bicicleta, e foi ultrapassado por Nélson Oliveira no lance do 1-0, tal como Henríquez (At. Huila);
Sánchez (Tauro) passou para o centro do terreno quando a equipa ficou reduzida a dez; Pérez (Tauro) chegou tarde na dobra aos defesas na jogada do primeiro golo; Gabriel Gómez (Philadelphia Union) foi expulso no começo da segunda parte e estragou um pouco o jogo; e Quintero (Chorrillo FC) é um jogador veloz, interessante e que mostrou bons pormenores;
Barahona (At. Huila) foi empenhado e deu nas vistas sobretudo pelo penteado; e Aguilar também se esforçou, mas com pouco sucesso;
No que concerne aos suplentes, pouco há a dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...