quinta-feira, 5 de abril de 2012

Liga Europa | Metalist 1-1 Sporting


Esta noite, em Kharkiv, o Sporting empatou com o Metalist a um golo, carimbando assim a passagem às meias-finais da Liga Europa com um agregado favorável de 3-2. Wolfswinkel marcou para os leões e Cristaldo para os ucranianos. Na próxima eliminatória, a formação portuguesa defronta o Athletic Bilbao.



Eis a constituição das equipas:

Metalist



Papa Gueye e Torsiglieri viram ambos o cartão amarelo em Alvalade, e como estavam em risco de exclusão, falham o embate de Kharkiv.
Entre os dois encontros com o Sporting, o Metalist empatou em casa para a Liga Ucraniana com o Kryvbas.


Sporting



Entre a partida de há uma semana atrás e esta, o Sporting foi à Marinha Grande vencer a União de Leiria por 1-0 para a Liga ZON Sagres.
Daniel Carriço por castigo, e Onyewu, Rodríguez, Rinaudo, Pereirinha e Jeffrén por lesão, ficam de fora para este encontro no Metalist Stadium.


O jogo começou equilibrado, com as duas equipas a equivalerem-se e sem que nenhuma assumisse o controlo.

12’ Cleiton Xavier cruzou pela esquerda para Cristaldo que sozinho na área cabeceou ao lado.

28’ Novamente na jogada o médio brasileiro do Metalist, rematando para defesa de Rui Patrício.

Os ucranianos estavam a aumentar o seu volume ofensivo, causando dificuldades ao sector mais recuado dos leões.

32’ Taison progrediu no terreno em grande velocidade, ultrapassando Polga e Xandão e atirando para nova intervenção do guardião do Sporting.

44’ Capel pela esquerda cruzou de pé direito para o segundo poste onde Wolfswinkel ganhou nas alturas a Pshenichnikh, cabeceando para o fundo das redes.

O conjunto orientado por Ricardo Sá Pinto colocou-se em vantagem no jogo numa altura muito importante, perto do intervalo, tendo tempo para redefinir a estratégia. No interregno, Edmar ficou no balneário, entrando Devic.

56’ Matías Fernández de livre directo levou a bola a passar ao lado da baliza de Goryainov.

57’ Passe de trivela de José Sosa para Devic que amorteceu de cabeça para Cristaldo que entrou na área e fez o golo do empate.

60’ Renato Neto substituiu Matías, adiantando-se André Martins no terreno.

63’ Taison flectiu da esquerda para o centro, assistiu Sosa que rematou para defesa de Rui Patrício e na tentativa de recarga Devic foi derrubado por Insúa e foi assinalada uma grande penalidade, na qual Cleiton Xavier permitiu a defesa do guarda-redes português.

68’ Na marcação de um livre para o Sporting, Schaars deu um pequeno toque para o lado para Insúa que atirou para fora.

71’ Saiu Torres e entrou Marlos no Metalist e o técnico da formação leonina trocou André Martins por André Santos, passando a ser Schaars a jogar atrás do ponta-de-lança.

83’ Evaldo rendeu Diego Capel, adiantando Insúa para extremo-esquerdo.

85’ Pshenichnikh foi substituído por Blanco.

Até ao fim, com a presença em campo de jogadores com características mais defensivas, o Sporting conseguiu tapar os caminhos para a sua baliza e manter a vantagem na eliminatória.

O encontro foi muito equilibrado, havendo momentos em que o Metalist se superiorizou ligeiramente, mas sem conseguir “massacrar” e encostar os leões à sua área.
Com uma eficácia que por vezes parece faltar no campeonato português, o conjunto orientado por Ricardo Sá Pinto conseguiu marcar mesmo em cima do intervalo.
Para a segunda parte, os ucranianos entraram fortes, igualaram a partida, tiveram a possibilidade de empatar a eliminatória através de uma grande penalidade que Rui Patrício defendeu, e a partir daí, com as entradas de Renato Neto, André Santos e Evaldo, o Sporting teve mais elementos de características defensivas que ajudaram a tapar os caminhos para a sua baliza, amortecendo até o “forcing” final da formação de Kharkiv.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Metalist…
Goryainov até nem teve muito trabalho, Villagra sempre que possível apoiou o ataque e viu o golo dos leões nascer pelo seu lado, a Obradovic não há nada a apontar mas Berezovchuk e Pshenichnikh ficaram mal vistos ao não anteciparem-se a Wolfswinkel no lance que deu vantagem ao Sporting.
Edmar não estava a ser útil e foi substituído ao intervalo, Torres foi recuperador de bolas mas muitas vezes faltoso, Sosa mostrou bom toque e qualidade de passe, Cleiton Xavier tem uma grande colocação de bola mas não a conseguiu colocar fora do alcance de Rui Patrício na grande penalidade e Taison é muito veloz e tem grande qualidade técnica, voltou a ser uma das maiores ameaças.
Cristaldo marcou o tento dos ucranianos.
Devic trouxe presença na área adversária e Blanco e Marlos entraram em campo para dar mais poder ofensivo mas sem grandes resultados.

Quanto aos jogadores do Sporting…
Rui Patrício foi decisivo, com grandes intervenções, tal como no jogo de Lisboa, mas desta vez defendendo até um “penalty”.
João Pereira voltou a não subir tanto para poder acompanhar Taison, Polga e Xandão cometeram alguns deslizes mas conseguiram segurar a vantagem e Insúa nunca deu grandes hipóteses ao extremo brasileiro do Metalist quando o apanhou pela frente.
André Martins não tem ainda cultura tática para jogar à frente da defesa mas a atacar esteve bem, Schaars ocupou bem os espaços e Matías Fernández deu alguma criatividade e fantasia ao coletivo.
Izmailov esteve algo apagado e Diego Capel esteve muito empenhado, nem sempre viu as coisas saírem-lhe bem mas foi dele a assistência para o golo, e até de pé direito. Wolfswinkel marcou de cabeça e deu luta aos defesas.
Renato Neto trouxe mais dimensão física e cultura defensiva ao meio-campo leonino, André Santos foi importante ao segurar a bola e Evaldo fechou bem o flanco esquerdo juntamente com Insúa.

1 comentário:

  1. Obrigado David pelo comentário e por elogiar meu blog.

    Eu digo o mesmo a respeito do seu, muito inteligente e com ótimos temas tratados.

    Já estou lhe seguindo e divulgado como favorito o seu blog.

    Um abraço do Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...