sexta-feira, 16 de março de 2012

Liga ZON Sagres | Benfica 3-1 Beira Mar



Esta noite, no Estádio da Luz, o Benfica derrotou o Beira Mar por 3-1 num jogo a contar para a Liga ZON Sagres. Cardozo (2) e Gaitán marcaram para as águias, e Cássio para os aveirenses.



Eis a constituição das equipas:

Benfica



Na última ronda, os encarnados foram á Mata Real vencer o Paços de Ferreira por 2-1 e aproximaram-se dessa forma do líder FC Porto.
Garay e Yannick Djaló estão lesionados, e Maxi Pereira castigado.


Beira Mar



Os aveirenses estão motivados pois na última jornada quebraram uma série de oito jogos sem vencer (dos quais sete foram derrotas), batendo o Gil Vicente por 1-0.
Esta temporada, o Beira Mar já somou mais pontos fora (12) do que em casa (8), e apesar da posição que ocupa (14ª) tem das melhores defesas do campeonato.
Os ausentes para esta partida são Edson Sitta, Nuno Coelho, Pedro Moreira, Serginho e Tiago Cintra (lesão) e Hugo (castigo).


O jogo começou sem que nenhuma das equipas se impusesse de início, mas o Benfica foi a primeira a criar perigo, através de um remate em jeito de Nélson Oliveira que foi travado por uma magnífica defesa de Rui Rego.

Aos 19’, Nico Gaitán de cabeça levou a bola a passar perto da baliza aveirense.

Após um bom lance colectivo no flanco direito, o cruzamento de Witsel encontrou Cardozo em zona de finalização e desta forma os encarnados se colocaram em vantagem a meio da primeira parte.

O conjunto orientado por Jorge Jesus mesmo sem estar a realizar uma grande exibição, estava a controlar o jogo sem grandes dificuldades, e perto do intervalo, “Takuara” serviu Gaitán que em boa posição fez o 2-0.

A abrir a segunda parte, Nélson Oliveira de calcanhar serviu Cardozo que contornou o guarda-redes adversário e atirou para o fundo das redes.

Mesmo estando a sofrer uma derrota pesada, Ulisses Morais optou por colocar em campo dois jogadores de características ofensivas, Nildo e Cássio, retirando Jaime e André Marques, passando Joãozinho para lateral-esquerdo, com Nildo a ocupar a sua posição, Ricardo Dias como único “pivot” defensivo do meio-campo, Cássio para ponta-de-lança e Artur recuou para médio interior.

No Benfica, e já em gestão de esforço, Bruno César e Aimar foram substituídos por André Almeida e Nolito, com o jovem português a ser novo lateral-direito e Witsel a avançar para a sua posição natural.

Aos 73’, o avançado paraguaio dos vice-campeões nacionais esteve perto do “hat-trick” mas a bola passou ao lado.

Logo a seguir, na formação de Aveiro, Artur deu lugar a Abel Camará, numa tentativa de dar mais poder ofensivo à equipa.
Do outro lado, troca directa de Nélson Oliveira por Rodrigo, e assim se esgotaram as substituições.

Já em tempo de descontos, Javier Balboa apareceu em boa posição pelo flanco direito e cruzou atrasado para Cássio marcar o tento de honra do Beira Mar.

Foi um encontro disputado sempre a um ritmo não muito intenso, e essa intensidade que faltou ao Benfica na fase inicial proporcionou uns primeiros minutos equilibrados, com a formação da Beira a mostrar algum atrevimento, fazendo uso das suas armas, ainda que de forma inconsequente.
Os encarnados foram aos poucos e poucos jogando de forma mais acelerada e com mais posse de bola, e rapidamente se colocaram em vantagem, e até com naturalidade chegaram ao 2-0 antes do intervalo, e até mesmo o terceiro no começo da segunda parte.
Até final, a turma lisboeta limitou-se praticamente a esperar pelo último apito do árbitro, numa altura em que Ulisses Morais colocou algumas unidades mais ofensivas em campo à procura do golo de honra que acabou por conseguir já nos descontos.

Analisando as prestações dos atletas, começando pelos do Benfica…
Artur teve uma noite segura apesar do tento encaixado na recta final, Witsel cumpriu como lateral, estando descansado a defender na maioria do tempo, e ainda assistiu Cardozo para o 1-0, Garay e Jardel não tiveram grandes complicações, e Emerson teve uma actuação positiva, foi aplaudido pelos adeptos mas viu o golo do Beira Mar nascer pelo seu lado.
Javi Garcia equilibrou a equipa como de costume, Bruno César não teve das suas actuações mais inspiradas, Aimar esteve bem, embora não se tenha visto nenhum rasgo brilhante da sua parte, e Gaitán voltou a marcar.
Nélson Oliveira mostrou argumentos para lutar pela titularidade, especialmente com a sua assistência de calcanhar para o 3-0, e Cardozo bisou, e desta forma assumiu a liderança na tabela dos melhores marcadores do campeonato português.
André Almeida, Nolito e Rodrigo foram lançados numa fase em que o jogo já estava decidido e os encarnados não mostravam grande ambição de ampliar a vantagem, por isso, pouco se viu destes três elementos, ainda que se tenham registado alguns bons cortes do jovem lateral português.

Quanto aos jogadores do Beira Mar…
Rui Rego fez uma intervenção fantástica ainda nos primeiros dez minutos a remate de Nélson Oliveira, não voltou a brilhar mais mas não teve culpa nos golos sofridos.
O sector defensivo, que continha também os dois homens mais recuados do meio-campo, sentiu a falta do seu patrão, Hugo, e exemplo disso foram os três golos encaixados, no quais para além do mérito do Benfica, houve falta de coordenação e concentração, pois deixaram Cardozo atacar primeiro a bola no 1-0, Gaitán apareceu sozinho no 2-0 e o mesmo aconteceu com o paraguaio no 3-0. Jaime acabou por ser dos poucos a estar bem, com alguns bons cortes ainda na fase em que o encontro estava empatado.
No sector ofensivo, faltou acima de tudo ambição de Ulisses Morais, que colocou em campo dois “pivots” defensivos no meio-campo, um habitual médio no eixo do ataque (Artur), um lateral-esquerdo como extremo (Joãozinho) e um jogador que no Benfica chegou a actuar como lateral-direito (Balboa), ainda que as suas características sejam as de um médio-ala. Faltou poder de fogo aos atacantes, ainda que o internacional pela Guiné-Equatorial e Artur tenham-se esforçado e iniciado ataques com alguma qualidade, era preciso mais dinâmica, que foi trazida tarde demais por Nildo, Abel Camará e Cássio, sendo que até este último marcou o golo de honra dos aveirenses.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação actual da Liga ZON Sagres:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...