terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Síntese | Jogos da última semana



Durante a última semana, estive ausente no que concerne às minhas análises a jogos de futebol devido a motivos de saúde. É verdade, por vezes até os críticos vão para o estaleiro! Neste post irei falar de uma forma sucinta de alguns jogos que vi no decorrer da última semana.




Taça de Portugal | Nacional 1-3 Sporting (08 de Fevereiro)

Foi um jogo mais de combatividade do que propriamente um desafio bem jogado e com qualidade técnica, com as transições ofensivas a serem feitas nas duas equipas acima de tudo através de passes longos ao invés de trocas de bola feitas num espaço curto.
Em relação a Rinaudo, que aqui fez o seu regresso aos relvados, acabou por ser decisivo com um golo mas no que concerne àquilo que o tornou popular, a agressividade e garra com que aborda os lances, levou algum receio (normal) devido à lesão sofrida. Xandão estreou-se com uma exibição positiva.




Liga ZON Sagres | Sp. Braga 3-0 Vit. Setúbal (10 de Fevereiro)

O Sp. Braga continua a dar cartas nesta Liga ZON Sagres, com uma vitória bastante convincente sobre o último classificado do campeonato, um triunfo decisivo para agarrar o terceiro lugar e continuar a mirar o segundo.
A primeira parte até que não foi muito bem conseguida, mas no final da mesma Lima acabou por desbloquear a partida, festejando de uma forma muito original.
Na segunda metade, com naturalidade, os bracarenses ampliaram a vantagem.
Em termos de jogadores, vou falar de três. Do lado do Braga, Lima que continua a facturar e a passar ao lado dos grandes de Portugal que continuam a preferir contratar os seus pontas-de-lança ao estrangeiro, e também Ruben Amorim, que veio para a cidade dos arcebispos para jogar e conseguir uma vaga no EURO 2012 mas que dificilmente será titular nos arsenalistas, não o vejo a colocar Leandro Salino (lateral-direito), Custódio/Djamal (médios mais defensivos), Hugo Viana (médio que interior que liga o meio-campo defensivo ao ofensivo) e muito menos a roubar os lugares a Alan (ala-direito), Mossoró (10) ou Hélder Barbosa (ala-esquerdo). No Vitória, Ricardo fez o seu primeiro jogo esta temporada e revelou muita insegurança e intranquilidade na baliza dos sadinos.




Premier League | Manchester United 2-1 Liverpool (11 de Fevereiro)

Melhor jogo que eu vi no fim-de-semana, muito disputado, e com um clima de rivalidade reforçado devido à intriga entre Suárez e Evra, que esteve sempre em foco pelo realizador da partida, tornando esse duelo pessoal como a principal atracção do desafio.
Depois de uma primeira parte sem golos, em que Dalglish deixou no banco alguns habituais titulares como Bellamy, na segunda Rooney atraiu as atenções do jogo para ele quando bisou em poucos minutos, e só perto do final Suárez conseguiu reduzir.




Liga ZON Sagres | Marítimo 2-0 Sporting (11 de Fevereiro)

Jogo horrível do Sporting que não pôde contar com João Pereira e Diego Capel, que tiveram como substitutos Arias e Pereirinha, e se o colombiano até surpreendeu pela qualidade do seu futebol, sendo dos melhores dos leões, o jovem português foi inconsequente como de costume, um jogador que não está ao nível de uma equipa com os objectivos dos leões.
Frente a um Marítimo que apresentou autênticos “ciclistas” no seu ataque, não se percebe como Domingos Paciência apostou nos dois centrais que tem com menos mobilidade, penso que apenas um se justificaria, e neste caso, até poderia ser Xandão como voto de confiança à dupla Xandão/Polga que defrontou o Nacional.
Rui Patrício vacilou no primeiro golo, num erro cada vez mais raro da sua parte entre os postes, mas não se pode culpabilizar o guardião português quando no ataque os jogadores não souberam criar sequer uma grande oportunidade de golo. Os insulares agradeceram!




Liga ZON Sagres | Benfica 4-1 Nacional (11 de Fevereiro)

Grande, grande exibição do Benfica! Futebol rápido, dinâmico, atraente, com boas jogadas individuais e colectivas, algumas das quais vieram a dar em golos, quatro que fizeram esta goleada, que até poderiam ser mais se Cardozo não tivesse falhado a grande penalidade.
O Nacional jogou aberto, taco-a-taco, o que tornou agradável o espectáculo, mas que acelerou a goleada dos encarnados. Grandes exibições de Rodrigo e Gaitán especialmente, dois casos sérios que estão a um nível elevadíssimo.




Liga ZON Sagres | FC Porto 4-0 União de Leiria (12 de Fevereiro)

Depois de uma primeira parte não muito bem conseguida, ou melhor, depois de cerca de 65 minutos não muito bem conseguidos, com a expulsão de Shaffer e a entrada em campo de James Rodríguez as coisas mudaram para melhor, mas curiosamente, numa jogada começada pelos pés de João Moutinho e finalizada pelo reforço Janko. A partir daí, foi história. E a perseguição ao Benfica continua e o clássico da Luz está cada vez mais perto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...