domingo, 26 de fevereiro de 2012

Liga ZON Sagres | Sporting 1-0 Rio Ave



Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Sporting bateu o Rio Ave por 1-0. O único golo foi obtido por Marat Izmailov, num grande remate do russo de fora da área.



Eis a constituição das equipas:

Sporting



A formação leonina vem de duas vitórias consecutiva, ainda que ambas pela margem mínima, e ainda não perdeu sob o comando de Ricardo Sá Pinto.
Para este encontro, o Sporting não pode contar com o castigado Carrillo nem com os lesionados Rui Patrício, Rodríguez, Onyewu, Rinaudo e Jeffren.


Rio Ave



Os vila-condenses nos últimos dois meses conseguiram sair da zona de despromoção e colocar-se em 11º lugar, numa zona da tabela mais tranquila mas ainda assim a três pontos da linha de água.
Tiago Pinto, formado nos leões, falha o jogo devido a castigo, e Fábio Faria, Jeferson e Jorginho devido a lesão.


A partida começou com um ritmo longe de ser o mais intenso, com o Rio Ave a apresentar uma atitude positiva e a conseguir manter o jogo equilibrado, no entanto, a primeira grande ocasião de golo foi para o Sporting, na marcação de um livre directo (por suposta mão de Huanderson fora da área, que não existiu), Anderson Polga atirou em jeito de zona frontal mas a bola passou ligeiramente ao lado.

Os vila-condenses foram-se recuando no terreno, mas criaram perigo pouco depois da meia hora, na sequência de um ressalto depois da cobrança de um livre a meio do meio campo leonino, Christian Atsu obrigou Marcelo Boeck a uma defesa apertada.

Dois minutos depois, ganhou a bola à entrada do meio-campo contrário, Izmailov ultrapassou um oponente, driblou outro e ainda longe da baliza tentou a sua sorte e fez um grande golo num remate imparável.

Aos 39’, novamente através da cobrança de um livre, desta vez marcado do lado esquerdo junto à bandeirola de canto por Vítor Gomes, o Rio Ave criou perigo com João Tomás a aparecer ao segundo poste mas a atirar para fora.

Para o segundo tempo, Carlos Brito trocou Vítor Gomes por Braga e os nortenhos entraram pressionantes, com um remate de Christian Atsu logo nos primeiros minutos a levar bastante perigo.

Só aos 79’ voltou a ver uma actividade digna de registo junto das balizas, quando o jovem ganês emprestado pelo FC Porto ao conjunto de Vila do Conde apareceu pela esquerda e atirou rasteiro ao lado, mas com o esférico a passar a centímetros do poste.

Sem nada mais a acrescentar, o jogo acabou com uma vitória justa dos leões, que embora voltando a cumprir apenas os serviços mínimos, teve aqui a melhor exibição da “Era Sá Pinto”.
No inicio da partida, o Rio Ave entrou forte, no entanto, com o passar do tempo o Sporting, mesmo sem impor um ritmo muito forte, foi controlando as operações e conseguiu chegar ao golo através de um lance exclusivamente individual, por parte de Marat Izmailov.
Durante o resto do jogo, viu-se alguns bons apontamentos à prestação colectiva dos lisboetas, e mesmo até em termos individuais houve jogadores que voltaram a ter um rendimento parecido com o que mostraram entre Setembro e Novembro do ano transacto. Ainda assim, a equipa leonina deixou de criar perigo apesar de chegar aos últimos 30 metros com alguma facilidade (sem tantas trocas de bola entre os elementos da linha defensiva), e na segunda parte, até foram os vila-condenses que mais ocasiões de golo tiveram.

Analisando individualmente os atletas, do lado do Sporting, Marcelo Boeck fez com que ninguém se lembrasse de Rui Patrício.
Na linha defensiva, João Pereira não atacou tanto mas fechou bem do seu lado, não deixando que jogadores habitualmente irrequietos como Yazalde fizessem das suas, apenas sofrendo um pouco com Christian Atsu na segunda parte. Xandão e Polga estiveram seguríssimos e fizeram esquecer Onyewu e Rodríguez, e Insúa teve o seu melhor rendimento em meses, voltando a subir no terreno bastante próximo de Capel e criando desequilíbrios pelo flanco esquerdo.
Daniel Carriço fez a sua melhor exibição como trinco, estando sempre no sítio certo a defender, segurando bem o meio-campo e chegando ao ponto de poder libertar mais Elias para tarefas ofensivas, e isso ressentiu-se na prestação do brasileiro, que foi provavelmente a sua melhor em 2012. Quanto a Schaars, não sabe jogar mal e hoje não foi excepção.
Diego Capel teve tanto de boas arrancadas como de percas de bola e passes falhados, ainda assim, teve um rendimento positivo, numa partida em que passou mais tempo no flanco direito do que é costume. Izmailov teve bons apontamentos e o melhor deles foi o grande golo que marcou, e Wolfswinkel apareceu para fazer uma falta dura sobre Jean Sony na primeira parte e para sofrer algumas, porque não teve oportunidades para alvejar a baliza contrária.
Pereirinha, embora faltando-lhe o poder de explosão que um extremo de uma equipa grande deve ter, não esteve mal, e André Santos e Evaldo cumpriram como suplentes utilizados.

Quanto ao Rio Ave, creio que faltou uma atitude mais pressionante, pois a exibição mais conseguida de Elias, por exemplo, também se deve ao espaço de que sempre dispôs no decorrer da partida.
Huanderson, parecendo que não, até nem teve muito trabalho, Éder complicou numa falha de comunicação com o guarda-redes e Gaspar quando não teve pedalada para Elias, em lances na primeira e segunda parte respectivamente. Jean Sony venceu Capel pelo físico, e deu algum trabalho a Insúa a atacar, e André Dias não foi tão ofensivo mas defensivamente teve muito trabalho, já que o Sporting atacou maioritariamente pelo seu lado.
O meio-campo não pressionou Daniel Carriço e Elias como deviam e estes foram das melhores unidades dos leões, e no ataque, Yazalde esteve apagado, João Tomás foi aparecendo de vez em quando e Christian Atsu foi o mais activo, sobretudo nos últimos 45 minutos.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...