quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Liga Europa | Sporting 1-0 Légia Varsóvia



Esta noite, no Estádio José Alvalade, o Sporting bateu o Légia Varsóvia por 1-0, e conseguiu o apuramento para os Oitavos-de-final da Liga Europa, onde defrontarão o Manchester City. Matías Fernandez, de livre directo, marcou o golo da vitória.



Eis a constituição das equipas:

Sporting



Entre estes dois jogos para os 16-avos-de-final da Liga Europa, no último domingo os leões bateram em casa o Paços de Ferreira por 1-0, numa partida em que não convenceram e viram Onyewu e Rinaudo, unidades fulcrais, lesionarem-se e por isso falhar a recepção ao Légia. Jeffren (lesão) e Elias (já disputou a competição pelo Atlético Madrid) são os outros ausentes.
Diego Capel e Rodríguez estão de regresso aos convocados.


Légia Varsóvia



Entre estas duas partidas frente ao Sporting, os polacos perderam com o Górnik Zabrze para o campeonato nacional.
Miroslav Radovic, que já tinha falhado o embate da primeira mão, continua lesionado e falha também o jogo de Alvalade. Nacho Novo, recente reforço do Légia, proveniente do Sporting Gijón, também não pode jogar por não estar inscrito.


A partida começou equilibrada e especialmente aberta, embora com o Légia Varsóvia a apresentar ligeira superioridade, mostrando mais vontade de chegar à vantagem no marcador, e perto do quarto de hora, na sequência de um passe longo para o ataque, Rodríguez e Polga foram batidos pelo ar e Ljuboja conseguiu ficar em boa posição mas cabeceou por cima.

Até ao intervalo, o jogo manteve a mesma toada, com os polacos a manterem uma pressão muito alta, e o Sporting, apesar das dificuldades, a conseguir chegar mais perto da área contrária, sobretudo pelos flancos, no entanto, na primeira metade não houve nenhum remate perigoso para a baliza de Kuciak.

Aos 55’, ao tentar desviar um cruzamento de Insúa com uma palmada na bola, o guarda-redes polaco quase fazia auto-golo.

A partir do meio da segunda parte, a formação de Ricardo Sá Pinto enfrentou três contrariedades logo de seguida, com lesões musculares de Carrillo, Rodríguez e Izmailov, que tiveram de ser substituídos por Diego Capel, Xandão e Bruno Pereirinha.

Aos 83’, o Sporting finalmente chegou ao golo! Matías Fernandez atirou forte na conversão de um livre pela esquerda e a bola só parou no fundo das redes do Légia, no entanto, fica a dúvida se Daniel Carriço terá ou não tocado ao de leve no esférico.

Dois minutos depois, na marcação de nova falta, Schaars deu um pequeno toque para o remate de Insúa mas a bola saiu ao lado.

Em cima dos descontos, Wolski rematou forte e rasteiro de fora da área mas Rui Patrício conseguiu defender com os pés.

Sem tempo para muito mais, a formação portuguesa conseguiu manter a vantagem no jogo e na eliminatória, conseguindo o apuramento para os Oitavos-de-final, onde vão defrontar o poderoso Manchester City.
Foi uma partida sempre muito equilibrada, com os polacos a mostrarem muita vontade, algo que foi reforçado com uma pressão alta, um ritmo forte imposto e até mesmo um futebol mais aberto, sobretudo na primeira parte, porque a “pilha” foi-se gastando e o Sporting foi saindo do armário nos últimos 45 minutos, criando mais oportunidades, rematando finalmente com algum perigo, e apesar das dificuldades físicas de alguns jogadores, conseguiu o golo da vitória e da tranquilidade no agregado das duas mãos.

Analisando individualmente os jogadores, começando pelo conjunto orientado por Ricardo Sá Pinto, Rui Patrício cumpriu quando foi chamado a intervir e pregou um susto quando caiu no relvado com queixas na perna direita.
João Pereira envolveu-se na primeira parte em alguns lances ofensivos com Carrillo no flanco direito, mas na segunda, com os problemas físicos do peruano, não subiu tanto no terreno mas ajudou a defender. Rodríguez e Polga logo aos 15’ cometeram uma fífia mas posteriormente tiveram capacidade mental para se redimirem e nunca mais falharem, apesar da saída prematura do ex-Braga devido a lesão. Insúa esteve longe do nível do início da época mas atacou satisfatoriamente e defendeu bem.
Carriço esteve q.b., não se envolvendo na construção de jogo, escondendo-se das transições ofensivas, e com falhas a defender, mas também com alguns cortes preciosos. Matías não conseguiu pôr o seu melhor futebol em prática mas marcou o golo da vitória, e Schaars esteve muito bem na partida, fechando sempre quando foi preciso defensivamente, e distribuindo muito bem os seus passes fantásticos em jogadas de ataque.
Carrillo esteve bem na primeira parte mas problemas musculares impediram-no de dar melhor contributo à equipa, Izmailov apareceu num lance ou outro mas esteve algo apagado e não deu profundidade ao flanco esquerdo, e Wolfswinkel trabalhou muito, tabelou bem com os companheiros mais próximos mas ainda não foi desta que voltou a marcar de bola corrida.
Xandão cumpriu apesar de não ter aquecido praticamente, Pereirinha apareceu uma vez no jogo mas quando isso aconteceu mostrou serviço, e Diego Capel foi importantíssimo na parte final da partida, ganhando algumas faltas.

Quanto aos homens do Légia, o que é preciso destacar acima de tudo foi a exibição colectiva, mostrando muita garra e vontade, e ainda que sem uma prestação individual de destaque, é preciso referir a força física como os jogadores da linha defensiva conseguiram travar os atacantes do Sporting, e essa superioridade corporal revelou-se mesmo em todo o terreno, causando mesmo a principal dificuldade aos leões, mais até que a capacidade técnica dos polacos.
Ainda assim, Ljuboja deu algumas dores de cabeça aos defesas leoninos e é talvez a principal nota de destaque individual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...