domingo, 18 de dezembro de 2011

Liga ZON Sagres | Académica 1-1 Sporting



O Sporting não foi além de um empate esta noite em Coimbra frente à Académica a uma bola em jogo a contar para a Liga ZON Sagres. Éder marcou primeiro para os estudantes, Elias igualou para os lisboetas.



Eis a constituição das equipas:

Académica



A briosa está a fazer um bom campeonato, ocupando o 7º lugar com os mesmos 16 pontos que o Beira Mar que é 6º e tem um jogo a mais (venceu esta tarde em Paços de Ferreira por 3-0).
Este jogo tem a curiosidade de ter Cédric Soares e Adrien Silva, que vão actuar pelos estudantes, a defrontar a equipa pela qual têm contrato.
As baixas para esta partida são as seguintes: Diogo Gomes, Orlando, Flávio, Ricardo e João Real.


Sporting



O Sporting a meio da semana perdeu em Roma por 0-2 frente à Lazio, mas como esse jogo servia apenas para cumprir calendário, Domingos Paciência fez descansar alguns dos habituais titulares.
A principal novidade é a inclusão de Bruno Pereirinha no onze titular.


Ainda ambas as formações estavam a tentar assentar o seu jogo, logo ao terceiro minuto um mau passe de Berger coloca a bola em Wolfswinkel que sozinho na área atirou para fora, desperdiçando uma oportunidade flagrante de chegar à vantagem.

O jogo foi-se mantendo equilibrado, ainda que com ligeiro ascendente do Sporting, mas sem grandes oportunidades de golo, até aos 28’, quando Diogo Melo descobre Diogo Valente no flanco esquerdo com um grande passe e depois o extremo português com um excelente cruzamento serve Éder para fazer o 1-0.

Até ao intervalo, os leões até intensificaram o seu jogo mas foi um livre de Adrien Silva que passou pouco ao lado do poste a principal ocasião para o resultado sofrer alterações.


Domingos trocou Pereirinha por Carrillo e logo após o reatamento, o Sporting entrou bem e criou uma boa oportunidade para empatar mas Wolfswinkel perante o guarda-redes voltou a rematar para fora.

No minuto seguinte, Diogo Valente obriga Rui Patrício a defesa apertada e à passagem da hora de jogo é Marinho a quem o internacional português evita o golo.

Os verde e brancos intensificaram a pressão e aos 67’, Carrillo recebe a bola de Bojinov (substituiu Carriço) e o seu remate esbarra em Peiser, na recarga Onyewu atira por cima.

Cinco minutos depois, na sequência de um livre, Insúa chuta com perigo de fora da área mas o esférico passou ao lado do poste. Aos 76’, o lateral/extremo argentino voltou a atirar à baliza, mas o guardião francês da briosa respondeu com uma grande defesa.

Aos 80’, na sequência de um lançamento lateral de João Pereira, este serve Carrillo que vê o seu cruzamento/remate ser desviado por Peiser, mas na recarga Elias empatou o jogo.

Até ao final, não houve grandes ocasiões para alguém se colocar em vantagem, mas ainda deu para o autor do golo leonino ser expulso.


Fazendo uma análise ao jogo e às equipas, creio que foi um desafio disputado, com ambas as formações a quererem assumir o controlo das operações, a Académica porque actuava perante os seus adeptos e estava confiante nos seus argumentos, e o Sporting porque é um candidato ao título.
Os estudantes, com maiores limitações, mesmo sem bola foram tendo a partida controlada, marcando primeiro e em vantagem baixaram as linhas e apostaram sobretudo no contra-ataque, numa altura em que eram os leões que estavam muito pressionantes em busca do empate que acabariam por alcançar. Foi uma igualdade justa, pois ninguém mereceu perder.

Na briosa, Peiser foi grande entre os postes, os defesas e os dois homens mais recuados do meio-campo estiveram impecáveis nas suas tarefas, ao ponto de Luís Freitas Lobo dizer que Pape Sow tinha quatro pernas.
Adrien não foi muito vistoso mas é um jogador de classe, Marinho e Diogo Valente estiveram bem ao fazerem da sua velocidade (no primeiro caso) e capacidade de cruzamento (no segundo) as suas principais armas, e Éder fez o que lhe competia, o golo.

Quanto ao Sporting, Rui Patrício só não evitou o tento da Académica, João Pereira trabalhou muito, tal como Insúa, tanto a lateral como a extremo, Onyewu e Polga só não conseguiram acompanhar o lance do golo sofrido, Carriço até nem teve assim muito trabalho a recuperar bolas, mas é completamente inútil nas transições ofensivas, pois não procura o esférico para construir e ainda evita que a redondinha passe pelos seus pés. Schaars viu-se numa tarefa muito ingrata neste jogo, pois com Rinaudo conseguia actuar numa posição mais adiantada e por vezes ser o segundo homem a aparecer na área com Wolfswinkel e actualmente face à incapacidade de Carriço em construir precisa de recuar muito para ser ele a iniciar os ataques. Elias esteve ao seu nível, embora tenha sentido a falta de um trinco com outros argumentos para estar mais livre e receber a bola em melhores condições.
Pereirinha esteve apagado e se foi colocado em campo para tapar melhor o flanco esquerdo dos estudantes, a verdade é que o golo sofrido até foi mesmo pelo seu lado. Capel batalhou mas não esteve nos seus melhores dias, e Wolfswinkel fez uma exibição muito desinspirada.
Com Carrillo em campo, o jogo foi outro, foi o principal desequilibrador e uma das causas para o Sporting não ter saído de Coimbra com uma derrota. Bojinov lutou muito e Evaldo esteve bem, na melhor fase do jogo que coincidiu com a sua entrada e libertação de Insúa para extremo.


Com este empate, a classificação da Liga ZON Sagres fica assim disposta:

6 comentários:

  1. Boas noites amigo¡¡
    Xa puxen o enlace no meu blog.
    Cada vez vexo mais partidos da Liga Sagres.
    Mais adiante xa comentaremos dalgun tema.Que xogadores xovenes apuntan mais alto: Wilson Eduardo,Ukra ou Salvador Agra.Non xogan nos mas importantes e falaronme moi ben de eles.
    Un abrazo¡¡

    ResponderEliminar
  2. El Sporting no está demasiado lejos de los dos primeros puestos, todavía puede alcanzarlos.

    Un saludo.

    ResponderEliminar
  3. Blog adicionado ao blogroll, amigo!
    Obrigado por gostares do nosso trabalho, vou estar atento ao teu blog.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Buona Natale :)

    http://mondobiancoceleste.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Kiko, são jogadores que estão a evoluir é verdade, especialmente os dois primeiros, visto que Ukra tem andado lesionado

    ResponderEliminar
  6. Hola,

    He añadido tu blog a mi lista de enlaces. El Sporting es un equipo que me gusta :)


    Un saludo desde España.

    Paseo Melancólicos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...