domingo, 14 de agosto de 2011

Liga ZON Sagres | Sporting 1-1 Olhanense



Bom futebol de regresso a Alvalade!

Mas só o bom futebol… porque o Sporting não conseguiu ir mais além do que um empate (1-1) frente ao Olhanense.

Os leões apresentaram o seguinte onze: Rui Patrício; João Pereira, Polga, Rodriguez e Evaldo; Rinaudo, André Santos (Izmailov) e Schaars; Jeffren (Rubio), Yannick (Capel) e Hélder Postiga.

O Sporting entrou forte, mandão, aguerrido e com vontade de marcar cedo, como há muito não se via, mostraram uma identidade forte, e mantiveram-se assim durante todo o jogo, ainda que com oscilações, porque é impossível manter sempre o ritmo, e claro, o adversário estrategicamente foi arrefecendo esse mesmo ritmo pausando o jogo com faltas e com o conhecido anti-jogo que as equipas mais fracas utilizam quando jogam no terreno de um adversário mais poderoso.

A verdade é que o Sporting jogou sempre bem, foi empolgante, trocou bem a bola, defendeu bem, a equipa mostrou concentração nos processos ofensivos e defensivos, foi criando ocasiões de golo, e conseguiu responder aos arrefecimentos de jogo provocados pelo Olhanense.

No entanto, no segundo (e último!) remate dos algarvios à baliza do Sporting, marcaram!
À passagem da meia hora, um remate fantástico de Wilson Eduardo (ligado contratualmente aos leões) muito longe da baliza colocou os homens de Olhão em vantagem.

Nos 10/12 minutos que se seguiram, e pela frustração que é estar a jogar bem, querer começar bem no campeonato, e sofrer um golo completamente contra a corrente do jogo, os jogadores foram um pouco abaixo, mas mesmo assim, dominando a partida, voltando à carga nos últimos minutos da primeira parte com mais boas ocasiões para marcar, sobretudo uma de Hélder Postiga para uma grande defesa de Fabiano. Excelente “forcing” nos últimos minutos do primeiro tempo, mas ainda assim, o Sporting foi a perder para o intervalo.

Ao intervalo, eram precisas serem tiradas conclusões, e para o tipo de jogo que se estava assistir e que se podia fazer prever para a segunda parte, estava um jogador a mais no meio-campo defensivo, e claro que se Rinaudo estava a jogar do modo fantástico como estava, recuperando bolas e começando ataques, e se André Santos estava mais apagado (ainda que não tivesse a jogar mal), era preciso tirar o jovem médio português para colocar um jogador criativo que no caso foi Izmailov, revelando-se essa aposta, mais tarde, acertada.
De resto, a equipa estava a corresponder, embora me causasse estranheza Rubio, o grande jogador e goleador do Sporting na Pré-Época, ficar no banco de suplentes em detrimento de Hélder Postiga. Ainda que enfim, por vezes os nomes também joguem nas cabeças dos treinadores, e fosse complicado deixar um ponta-de-lança que jogou e marcou como titular na selecção a meio da semana para colocar a jogar um miúdo de 18 anos.
Da mesma forma que, André Santos, que tem estado na sombra de Rinaudo na pré-temporada, foi titular esta noite só porque também foi titular a meio da semana pela selecção, não pelo que podia dar à equipa, porque Rinaudo + André Santos num jogo como este é um jogador a menos.

O Sporting demorou a entrar bem na segunda parte, mas a verdade é que continuou com a elevadíssima posse de bola, e lá foi acelerando o ritmo, e foi encostando às “boxes” os homens de Olhão, que nesta altura do jogo tinham o autocarro à frente da baliza, e como se não bastasse, um guarda-redes bastante inspirado.

Aos 69 minutos, momento crítico do jogo, Hélder Postiga marca mas o golo é anulado por fora-de-jogo mal tirado. Com mais de 20 minutos para jogar, o Sporting teria mais tempo para procurar a vitória e o Olhanense sentiria-se pressionado durante mais tempo, no entanto, assim a equipa leonina teve de continuar a procurar o empate, que haveria de surgir aos 77 minutos, onde Izmailov responde a um cruzamento de Evaldo, primeiro com um remate para defesa do guarda-redes do Olhanense, depois para um remate para o fundo das redes algarvias.

Até final do encontro, o Sporting sufocou a turma de Olhão, com remates que iam passando a centímetros dos ferros da baliza do adversário.

Os leões não conseguiram a vitória mas mostraram muito mais garra, determinação e atitude ganhadora do que na época passada, sobretudo no inicio do jogo e quando se viram em desvantagem, mas diga-se de passagem, também porque foram empurrados pelos extraordinários adeptos que estiveram em Alvalade.

Em relação à arbitragem, houve três erros cruciais no trabalho de Carlos Xistra, sendo que o primeiro até beneficiou o Sporting, com a não expulsão de Jeffren após falta duríssima sobre Cauê.
Depois, na segunda parte, golo mal anulado a Postiga e a não expulsão de Cauê após uma entrada duríssima sobre Diego Rubio. Nos últimos segundos do jogo, ficou por assinalar um livre perigosíssimo perto da grande área do Olhanense, após falta de Maurício sobre Izmailov.

O Sporting acabou o jogo com quase 70% de posse de bola, mais de 20 remates, boa intensidade de jogo, domínio absoluto e em que mostrou bom futebol, ambição e inconformismo, e isso no mínimo deve ser valorizado pela massa adepta leonina.
Desta vez, a vitória não foi conseguida, mérito também para o adversário que marcou um golo porque de facto rematou, e que não sofreu porque também soube defender e teve um guarda-redes inspirado.

Em termos individuais, do lado do Sporting, devo destacar primeiro a linha defensiva que esteve bastante sólida, e penso que está encontrada a dupla de centrais (Rodriguez e Polga), Rinaudo para mim foi o melhor em campo, fez um jogo perfeito, mesmo quando já estava estoirado, Schaars esteve bem sobretudo em jogadas de bola corrida, com bons cruzamentos e remates mas não tanto nas bolas paradas, Postiga esteve lutador como sempre, Jeffren deu muito boas indicações, o próprio Evaldo que tem sido o patinho feio da equipa, mostrou vontade e inconformismo, e esteve directamente ligado ao golo. Dos jogadores que entraram na segunda parte, ajudaram os três a galvanizar o jogo da equipa, e mostraram ser sérios candidatos a assumir a titularidade no Sporting.
Em termos negativos, destaco Yannick Djaló que não pode ser titular numa equipa como o Sporting, porque o homem tem muita velocidade, mas técnica para o nível que lhe é exigido tem muito pouco, e a verdade é que não percebe as suas limitações e tende a perder a bola muitas vezes, sendo provavelmente o jogador da equipa com mais perdas de bola.
Destaco ainda pela negativa André Santos, não que tivesse jogado mal, mas sim porque num jogo com estas características, é um homem a mais, porque não é preciso defender tanto e é preciso maior criatividade na frente.

Ainda não foi desta que uma equipa conseguiu os três pontos na Liga, fruto de três jogos já realizados que resultaram em três empates, e assim o Sporting não se conseguiu adiantar aos concorrentes directos Benfica e Braga.

1 comentário:

  1. Desejo-te um bom domingo e feriado.
    Cá pela política e futebol fujo a sete pés.
    O último tem o dom de divertir mas a política apenas sabe ferir......

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...