domingo, 3 de julho de 2011

APW Tour de Verão: Evento no Montijo (02.07.2011) - Análise e Reportagem


No passado dia 2 de Julho desloquei-me ao Pavilhão da Banda Democrática 2 de Janeiro no Montijo, para mais um evento da APW, não na qualidade de fã, mas felizmente tive a sorte de fazer parte do “staff” e de ser o mestre-de-cerimónias.....

O evento começou com algum atraso, natural para quem anda por estas andanças, até porque já se sabe que o bom português chega atrasado.

(1) Desafio Aberto - “O Fantástico” David Francisco venceu Josh Spell para reter o Titulo do Centro de Treinos de Wrestling: Como já vem sendo habitual, “promo” do homem que dá voz à WWE na Eurosport, a confirmar o prometido no seu canal de youtube, iria defender o cinto que detém há mais de dois anos e que o iria fazer contra qualquer aluno do CTW que o queira enfrentar, até porque já está farto de ser campeão, porque já nem é aluno mas sim professor do CTW, sendo assim, estava feito um desafio aberto a todos os alunos. Nessa “promo”, David falou de como lutadores da velha guarda como Tarzan Taborda e O Galã enchiam pavilhões no Montijo há muito tempo atrás e tentou ganhar algum “heat” mencionando de forma negativa, um dos mais populares daquela terra, Paulo Futre. Acabando por dizer que “Agora que o Tarzan Taborda morreu, agora que o Angélico foi com ele e que o Futre não joga a bola, têm uma nova estrela para adorar, ‘O Fantástico’ David Francisco”.

Lá entrou o Josh Spell, a debutar nos ringues da APW, tendo uma boa prestação, talvez pecando apenas por não puxar mais pelo público durante a contenda, naquele que foi um combate curto, com “O Fantástico” a levar a vitória após um Pontapé no Céu da Boca (“Super Kick”).

No final, David Francisco atacou o seu adversário mas apareceu Ultra a fazer o “save”, vingando-se do que o comentador da Eurosport lhe tinha feito no último evento na Baixa da Banheira.


(2) Dianna Dark venceu Zé da Moita: Parece não haver concorrência para a “bruxa” da APW que espalhou o terror pela plateia no Montijo. Pediu uma mulher para entrar no ringue com ela e nada, pediu um homem e nada, pediu qualquer coisa e apareceu o Zé da Moita.

No entanto, não foi por aí que Dianna se intimidou, obtendo uma vitória num combate curto após um “Low Blow”.

Destaque para o “papelão” que DD representa, pois de certa forma consegue ser original e numa altura em que as principais companhias de pro wrestling apresentam lutadoras que são todas iguais e que estão lá só para haver acção no feminino e poucas ou nenhumas sobressaem de uma maneira ou de outra, ela consegue fugir a isso e sobressair.


(3) Red Eagle venceu Pappa G: Uma agradável surpresa este Pappa G, que eu nunca tinha visto em acção. Tem uma “gimmick” interessante, algo cómica, sendo alguém a fazer lembrar Colt Cabana, mas ao trazer uma pequena vertente de Zezé Camarinha à coisa, que é que como quem diz, aportuguesando a coisa. No entanto, ao mesmo tempo tendo um ar sério em ringue onde teve uma prestação muito boa. Combate bom, com o público a puxar muito por Red Eagle, entoando cânticos referentes ao Benfica, estando alguns benfiquistas na plateia, vestidos a rigor, para apoiar o atleta que leva o seu clube no coração. Parece estar a ser uma personagem com algum sucesso, que muito provavelmente ainda esta semana terão aqui a “shoot interview” que gravei com ele.

A meio do combate Pappa G lesionou-se e esteve algo a meio gás nos últimos minutos que viram o “comeback” de Eagle que assinalou a vitória com um “Tornado DDT”.


Tempo para um curto intervalo, faltavam ainda dois combates para a segunda parte.

(4) Albano Pina “O Camionista sem Travões” venceu O Sombra: E em terra de Paulo Futre, não poderia faltar O Sombra, quem sabe, o melhor lutador chinês da actualidade.

Foi um combate razoável, embora com alguma descoordenação que resultou em “botches”, não muitos, com Albano Pina a conseguir a vitória com um “pin” em que estava com os dois pés apoiados nas cordas.

Personagem interessante este camionista, embora eu ache que ele tem uma personagem popular e um “look” que fariam dele um “face” com mais sucesso perante o público do que o que ele tem como “heel”.


(5) Ultra Psycho e Red Eagle venceram “O Fantástico” David Francisco e o Campeão Nacional da APW Juan Casanova: “Main-Event” e melhor combate deste final de tarde.

Estava previsto Juan Casanova defender o cinto frente a Ultra Psycho, mas uma série de eventos impediu esse desfecho.

Primeiro porque Ultra Psycho (cada vez mais psicadélico e cada vez a fazer mais jus ao seu “ring name”, demonstra ter cada vez menos Fair Play e respeito, começando a ter alguns tiques de “heel”) esmurrou Casanova nos bastidores, aparecendo o espanhol a sangrar do nariz à entrada para o ringue. Depois, porque enquanto o árbitro revistava campeão e candidato principal, David Francisco apareceu e atacou por trás a “Raposa Azul”, com Casanova também a participar na emboscada, no entanto, Red Eagle, que tem tido intrigas com “O Fantástico” nos últimos eventos, apareceu para fazer o “save”.

Aí, António Teixeira, comissário da APW para este evento, disse que já não havia condições para um combate individual pelo título e que por isso, passaria a ser um combate de tag team, ocorrendo assim um “rematch” do evento de Fevereiro da Baixa da Banheira.

Durante a contenda, Eagle mostrou sempre que queria jogar pelas regras, enquanto Ultra Psycho mostrava indiferença para com o Fair Play, tal como os seus dois adversários para esta tarde.

Eagle e Ultra lá conseguiram a vitória quando a “Raposa Azul” conseguiu obter o “pin” sobre Juan Casanova após um “Neckbreaker”, seu novo “finisher”, mostrando assim que consegue derrotar o campeão, credibilizando-se para um futuro embate entre ambos.


Quanto a ilações a tirar a este evento, acho que teve um bom “booking”, que foi feito de modo a entreter o público e apresentar-lhe a melhor acção possível, com um “card” bem organizado e onde foram dadas vitórias a quem mais precisa de se credibilizar e ser visto de uma forma séria.

Penso que a fórmula do “heel” entrar primeiro e fazer “promos”/ser odioso antes de cada combate é boa para ganhar “heat”, é verdade, no entanto, se calhar pode-se estar a tornar repetitiva, tanto num só evento como evento após o evento. É difícil resistir à tentação de não o fazer quando não se conhecem os lutadores, é verdade, no entanto, acho que não se deve exagerar.

Pappa G é um nome a ter em conta e espero poder ver mais dele, acho que é alguém que merece ter algum destaque.

Red Eagle está a fazer algum sucesso como “Lutador do Benfica” e penso que deveria continuar a apostar em auto-promover-se como tal. Teve o maior “pop” da tarde.

Para os fãs de wrestling em Portugal, há mais uma EXCELENTE NOTICIA: Taça Tarzan Taborda confirmadíssima para dias 29, 30 e 31 de Julho em Portimão!


Links associados:

- Página da APW no facebook: http://www.facebook.com/apwwrestling?ref=ts

- Site oficial da APW: http://pt.apwwrestling.com/

- Página no facebook do Centro de Treinos de Wrestling (CTW): http://www.facebook.com/ctwrestling

- Página no facebook de "O Fantástico" David Francisco: http://www.facebook.com/ofantasticodavidfrancisco


- Página no facebook de Dianna Dark: http://www.facebook.com/diannadark.apw?ref=ts

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...